Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/01/2015 09:26 - Cupons e distribuição de dinheiro ajudam lojas a fazer liquidações

Ainda pouco conhecidas no Brasil, plataformas cobram comissões pelas vendas efetuadas. Sites que migraram das compras coletivas também servem como vitrine na hora de queimar o estoque

 

 



Com recursos que vão da entrega de cupons virtuais ao oferecimento de dinheiro ao cliente, pequenas empresas têm novas opções para aumentar a divulgação de suas queimas de estoque. Entre as vantagens de usar esse tipo de serviço, estão a possibilidade de aproveitar a audiência que eles recebem --em geral, pagando apenas pelas vendas efetuadas.

O problema é que essas vitrines para ofertas estão em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não fazem parte da cultura do consumidor no Brasil, afirma Alexandre Suguimoto, presidente da Abradi-SP (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Entre as empresas que abriram espaço para liquidações, estão Peixe Urbano e Groupon, duas das que lideraram a febre das compras coletivas iniciada em 2009. Após a entrada de mais de mil empresas no setor e o colapso da reputação do modelo, as principais companhias abandonaram a ideia inicial em 2013 e passaram a divulgar a venda de produtos mais baratos sem exigir que um determinado número de pessoas os comprassem.

No Peixe Urbano, das cerca de 5.000 ofertas divulgadas, 967 são de produtos --a maior parte das ofertas são de serviços e viagens. E 15% são queima de estoque, diz Ilson Bressan, diretor comercial do Peixe Urbano.

Outra possibilidade disponível para lojas virtuais é a oferta de cupons promocionais. Ela serve, por exemplo, para que a TodoVino desove seu estoque de vinhos antes de que se aproxime o prazo de validade, conta Carlos Alberto Almeida, 51, gerente de e-commerce da empresa. No Carnaval, a companhia vai fazer uma liquidação com até 70% de desconto.

Nesse tipo de serviço, sites disponibilizam códigos promocionais. O cliente tem acesso a eles gratuitamente nas plataformas e pode usá-los nas lojas on-line na hora de fechar a compra.

Na CupoNation, criada em 2013, 2.500 lojas estão divulgando 4.500 promoções. A companhia cobra uma taxa por itens vendidos a partir de seus sistema.

PROXIMIDADE


Segundo Suguimoto, da Abradi, as pequenas empresas devem ganhar força nas promoções virtuais à medida que surgirem aplicativos que usam dados sobre a localização dos clientes para mostrar ofertas nas proximidades.

É a aposta da empresa Guiato. No site ou no aplicativo da companhia, é possível encontrar panfletos dos estabelecimentos das redondezas. O anunciante paga alguns centavos por anúncio visualizado, diz o presidente Clineu Junior, 39.

Outra forma de tentar fazer o cliente ir à liquidação é oferecer dinheiro para ele gastar na loja.

A estratégia é desenvolvida pela empresa Giver, de Joinvile (SC). Marcelo Klein, 28, diretor de operações da empresa, explica que o software da companhia permite que se observe quanto cada cliente costuma gastar e dá um valor para ele gastar em um curto período de tempo.

O serviço custa R$ 200 por loja --hoje, a companhia só atende redes de franquia com ao menos cinco unidades.



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>