Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/01/2015 09:41 - Consumidor opta por fazer compras imediatistas na hora de usar o crédito

Os estudos do SPC Brasil mostram ainda que há uma inclinação do brasileiro para financiar mercadorias supérfluas, o que, segundo especialistas, pode ser evitado com educação financeira

 



Um relatório produzido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) concluiu que a principal utilidade do crédito oferecido ao consumidor brasileiro é a satisfação de desejos de consumo de curto prazo como roupas e sapatos, eletrônicos e eletrodomésticos.

Além disso, os estudos mostram que há uma inclinação maior do brasileiro para financiar mercadorias supérfluas. O relatório do SPC foi gerado a partir da análise de quatro pesquisas sobre o perfil do consumo do brasileiro divulgadas pela empresa ao longo de 2014.

De fato, uma pesquisa sobre o comportamento dos adimplentes e inadimplentes mostrou que 17% dos consumidores em idade adulta, o que representa cerca de 23 milhões de pessoas, se encaixam no perfil imediatista, ou seja, de consumidores inclinados a viver o presente, sem se preocupar com o futuro financeiro e sem o hábito de planejar ou poupar. O estudo ainda conclui que a principal utilidade do crédito oferecido ao consumidor brasileiro é a satisfação de desejos de consumo de curto prazo como roupas e sapatos (63% do total), eletrônicos (58%) e eletrodomésticos (44%).

De acordo com o planejador financeiro Jansen Costa, os dados do SPC Brasil evidenciam que o brasileiro pensa muito no curto prazo, focando no valor de parcelas mensais e não no valor total da compra realizada.

Já Reinaldo Domingos, educador financeiro, explica que o caráter consumista é uma marca do Brasil, mas que a eficiência do marketing publicitário, aliada à facilidade e rapidez de acesso e uso de diversas modalidades de crédito, ajudam o brasileiro à comprar cada vez mais aleatoriamente. Para a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados mostram que a relação do brasileiro com o crédito não é a melhor.

"É necessário entender que o crédito é um fomento para a economia pessoal, ou seja, serve para financiar coisas que geralmente não conseguimos pagar à vista. Mas o que se vê hoje é que a maioria das pessoas usa o crédito com coisas que poderia pagar juntando dinheiro, por exemplo. Esse tipo de consumo é preocupante porque leva à inadimplência, pois não existe qualquer tipo de planejamento ou preocupação com o futuro", explica.

A economista comenta ainda que o consumidor precisa aprender a lidar melhor com bancos, entendendo que ele é um cliente e que a instituição tem obrigação de esclarecer qualquer dúvida.

Costa concorda, afirmando que os bancos poderiam ser mais transparentes quanto às taxas cobradas.

Educação financeira


Os conselhos dados pelos especialistas já são conhecidos: é preciso planejar as finanças, tendo em mente o orçamento disponível tanto em curto prazo quanto em longo.

Entretanto, isso é um problema, porque no Brasil não existe um tipo de orientação financeira estruturada, explica Domingos. "A educação financeira é uma ciência humana, que lida com hábitos e costumes e esse consumo impulsivo só pode ser inibido se houver uma mudança do modelo mental consumista. O modelo ideal deve ter sempre um projeto de vida, com sonhos e objetivos claros. Se não, o consumidor vai continuar comprando de forma errada", afirma o educador.

Costa conta ainda que a educação financeira é um conhecimento que falta em todas as classes sociais e reconhece sua importância no Brasil. "Poupar dinheiro para pagar à vista tem que fazer sentido na cabeça do consumidor e isso só acontece com educação", explica o especialista.




Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>