Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/01/2015 12:13 - Freudenberg aposta no segmento de higiene

Mesmo com faturamento mais fraco em 2014, a fabricante de não tecidos investiu para ampliar sua capacidade industrial em produtos para cuidados pessoais que mantêm bom desempenho

 



A Freudenberg Não Tecidos, divisão do grupo Freudenberg, tem investido no segmento de cuidados pessoais, de olho na expansão das vendas de fraldas descartáveis, absorventes e lenços umedecidos no País. Mesmo sem perspectiva de recuperação da economia doméstica no curto prazo, a demanda por itens de higiene pessoal deve manter um bom ritmo de expansão, acredita o diretor-geral da empresa, Klaus Homberg.

Segundo ele, os itens de cuidados pessoais são essenciais para o consumidor e, neste ano, o segmento deve garantir o avanço do faturamento da divisão de não tecidos da Freudenberg. "Os produtos da linha de cuidados pessoais têm maior valor agregado e a demanda não muda muito mesmo em períodos de retração do mercado", diz o executivo.

Para Homberg, os números do segmento confirmam a tendência de expansão. De acordo com dados da consultoria Nielsen, as vendas de fraldas descartáveis somaram R$ 4,5 milhões entre setembro de 2013 e agosto de 2014, alta de 19,2% ante os 12 meses imediatamente anteriores.

Na linha de absorventes higiênicos, o crescimento foi de 11,9%, com R$ 2 milhões em vendas no mesmo período. Com a perspectiva de alta da demanda, a empresa investiu em uma nova linha de produção na fábrica localizada em Jacareí, interior de São Paulo.

"Nós iniciamos as operações da nova linha de novembro e com isso a nossa capacidade produtiva cresceu cerca de 25%", destaca Homberg. A ampliação representou, apenas para o segmento de produtos para higiene, uma alta de 40% da capacidade produtiva. Considerando toda a planta fabril do grupo, o ganho foi de aproximadamente 25%.

Embora não divulgue números específicos sobre a divisão de não tecidos, o grupo anunciou investimentos de R$ 40 milhões em suas operações na América do Sul no ano passado. O aporte, que incluiu projetos de inovação e expansão das linhas de produção no País, foi mantido mesmo após o mercado local dar sinais de desaceleração.

"O projeto para ampliação da fábrica de Jacareí estavam nos planos da empresa desde o final de 2012", lembra Klaus Homberg. Para ele, o momento de retração da economia é passageiro e com a adoção dos ajustes necessários, o mercado local deve se recuperar.

Inovação

Além da ampliação da fábrica de Jacareí, a Freudenberg tem investido em inovação para oferecer produtos com maior valor agregado e ganhar competitividade ante os importados. "Nós estamos focados no desenvolvimento de produtos com maior qualidade na linha de personal care", conta ele.

Segundo o executivo, se o real se mantiver desvalorizado, o negócio de exportação da unidade brasileira pode ganhar uma nova perspectiva. Hoje, 90% da produção no País é destinada ao mercado local.

Desempenho

Em 2013, o faturamento líquido do Grupo Freudenberg no Brasil, incluindo a unidade de não tecidos, foi de R$ 619 milhões, alta de 10,4% ante 2012.

Os números relativos ao desempenho em 2014 só serão divulgados pela empresa em março, mas o diretor da divisão de não tecidos no País adianta que o resultado foi mais fraco em relação a 2013.

Na avaliação dele, o faturamento em 2014, que não seguiu o ritmo de crescimento dos anos anteriores, não representa necessariamente um cenário de crise e a perspectiva é de avanço da produção nos próximos dois anos. "Nós já tivemos anos melhores como em 2010 e 2012, mas acreditamos que há sim espaço para crescer", afirma ele.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>