Geral
11/12/2014 11:20 - Compras de fim de ano vão injetar R$ 22,6 bilhões no comércio brasileiro
Levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos indica que 77,6 milhões de brasileiros têm intenção de presentear alguém neste Natal
Cerca de 77,6 milhões de brasileiros irão às compras de final de ano, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos. A previsão é de que a movimentação no comércio injete R$ 22,6 bilhões na economia brasileira. O levantamento realizado com mil consumidores em todo o país constatou ainda que 53,6% dos entrevistados têm a intenção de presentear alguém neste Natal. Em 2013, o percentual era de 54,9%.
Neste Natal, os consumidores vão optar por produtos mais baratos: o gasto médio real deve ficar em R$ 290,61, uma redução de 4,48% quando comparado ao ticket médio de 2013, que ficou em R$ 304,26. Apesar da redução, o gasto médio ainda continua acima do observado na média histórica, que fica em R$ 282,31.
Quando questionados sobre as formas de pagamento mais utilizadas, a forma à vista em dinheiro deve ser a mais utilizado segundo 86,2%, o que indica que o brasileiro não quer entrar em 2015 com dívidas.
Por sua vez, os parcelamentos das compras no cartão de crédito será a opção de 10,7% dos que afirmaram que vão presentear. Já a intenção de financiar as compras de Natal será a melhor opção para 10,4%.
Presentes mais procurados
Apesar de ter ocorrido uma queda em relação ao ano de 2013, a opção preferida como presente para o Natal não sofreu alteração nos últimos quatro anos: no topo da preferência nacional estão as roupas e acessórios (42,9%). Na sequência, as lembrancinhas e os brinquedos aparecem com 40,9% e 21,4%, respectivamente.
Grande parte das compras será feita em lojas de rua, segundo 75,8% dos entrevistados. Os shopping centers foram citados por 35,5%, seguido pelos supermercados, com 6,3%.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecomércio RJ/Ipsos
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria