Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/12/2014 12:36 - Produtos orgânicos e veganos caem no gosto dos empresários brasileiros

Com a possibilidade de crescer na casa dos 20% ao ano, um grande número de investidores têm se lançado nesse mercado, que em menos de uma década pode se tornar importante no País

 



A busca do brasileiro por uma vida mais saudável tem ajudado a fomentar os negócios no segmento de orgânicos e veganos pelo País. Estima-se que essa categoria movimente R$ 2 bilhões só neste ano, equivalente a uma alta de 20% a 30% no período.

Atualmente, as feiras-livres e os supermercados são os maiores canais de distribuição dessa categoria, com participação de 70% segundo dados da Organics Brasil. Mas, aos poucos, novas iniciativas têm impulsionado mercado. "Em meados de 2010, o empresário Alexandre Icaza, que era adepto da alimentação orgânica, identificou uma lacuna no setor e resolveu investir em uma operação on-line, criando a Organomix", explicou ao DCI o diretor de marketing da empresa, Leandro Dupin.

Em 2012 o projeto saiu do papel e ganhou adeptos no Rio de Janeiro, estado sede de marca, e agora passa a atender o mercado paulista.

Expansão

"Após a experiência no Rio, expandimos as venda para São Paulo", explicou Dupin. Por meio de um processo de amadurecimento logístico, a marca pode passar a vender em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. "Temos procura do País todo, mas como trabalhamos com categoria de perecíveis a logística tem de ser mais efetiva", disse. Para o especialista, a maior dificuldade está em encontrar fornecedores. "Temos 200 parceiros distintos e, para atingir esse número, tivemos que batalhar muito em conjunto com o produtor nacional", diz.

A meta da empresa agora é crescer em 50% a cadeia fornecedora da marca pertencente a i5 Empresas e vislumbrar novos estados em breve. "Nossa meta é ter 45 mil entregas em 2015 ante as 25 mil deste ano", analisou o executivo.

Cosméticos

Globalmente, a venda produtos de beleza orgânicos e veganos cresce na casa dos 20% anual. No Brasil, o que impede a pulverização dessa categoria é a Lei 10.831/03, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que regula e certifica os fornecedores, e não incluiu os artigos de higiene e beleza. Por isso, eles ainda enfrentam dificuldade para chegar ao varejo. "No Brasil esse setor ainda é embrionário. Se levado a sério, ele pode crescer de 20% a 25% ao ano", argumentou o diretor de marketing da Schraiber, indústria de cosméticos veganos, Paulo Egedy.

A marca está presente em mais de 6 mil pontos de venda e, segundo Egedy, muitos são mais eficazes que os itens produzidos de forma sintética. "Os componentes naturais são mais eficazes que os produzidos em laboratório", disse ele.

Mais que um negócio em expansão no País, o veganismo é filosofia de vida para o executivo. "A possibilidade de não degradar a natureza, não sacrificar animais e ser mais saudável faz parte do nosso modelo de negócio", disse Egedy ao DCI.

Cruelty free

Estar sempre impecável sem a necessidade de que alguém se machuque fez com que a Veggiebox fosse criada. O modelo de negócio escolhido foi a de assinatura mensal com marcas como a Surya Brasil, Feito Brasil, EcoTools e Arte dos Aromas. Fornecedores internacionais podem vir a ser parceiros também. O consumidor recebe de quatro a sete itens diferentes mensalmente e o critério de escolha das marcas e dos produtos é ser veganos ou orgânicos.




Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>