Geral
04/12/2014 12:20 - Feijão sobe, e setor busca novas variedades
O mercado de feijão vive de sobressaltos e neste final de ano deverá ocorrer mais um. Pesquisa de preços diária realizada pela Folha aponta nova aceleração de preços, com a saca já atingindo até R$ 150 em algumas regiões produtoras. Os preços médios atuais estão em R$ 135 por saca, com alta de 26% em uma semana.
Marcelo Lüders, analista da corretora Correpar, diz que os bons preços do produto em 2013, quando o feijão perdeu área para a soja, incentivaram o plantio.A produção aumentou e o governo reajustou o preço mínimo para R$ 95 por saca, mas teve pouca ação para enxugar o excesso do mercado.
O resultado foi uma queda nos preços da leguminosa e um desestímulo ao plantio já na terceira safra deste ano. Além dessa redução, a cultura foi afetada também por problemas climáticos.Com isso, não está chegando ao mercado um volume satisfatório de feijão como ocorre neste período do ano, puxando os preços para cima.
Lüders diz que o problema é que, mesmo com elevação de preços, o consumo não recua. Na safra 2013/14 o país consumiu 3,45 milhões de toneladas de feijão, ficando na média anual de consumo dos últimos dez anos, que também foi de 3,45 milhões.
No início da década passada, o consumo era de 2,88 milhões de toneladas, aponta a Embrapa Arroz e Feijão.O pico da demanda ocorreu em 2010/11, quando foram consumidos 3,6 milhões de toneladas. A safra inconstante, no entanto, obriga o país a importar feijão para complementar a demanda.
Mas Lüders diz que a cadeia do feijão está buscando alternativas para dar um equilíbrio melhor de oferta no mercado e evitar esse sobe e desce nos preços.Entre as alternativas estão a produção e o incentivo para consumo de novas variedades de feijão, como o "vermelho", o "jalo" e o "rajado".Essas novas variedades, já na mira da Embrapa e do IAC (Instituto Agronômico), permitiriam ao país se inserir mais no mercado externo, exportando o excesso e importando no período de falta.
Lüders diz que hoje o consumidor brasileiro está muito preso no feijão "carioquinha", um produto tipicamente brasileiro. Além da difi- culdade para exportar esse feijão, em período de excesso de produção, há dificuldades na importação.Para Lüders, essas novas variedades são importantes porque estudos indicam que o consumo de feijão, ao contrário do que se imagina, vem crescendo.
A oferta de novas variedades vai gerar demanda maior, ampliação de área de plantio e preços mais acessíveis aos consumidores. Além disso, o governo destinará menos subsídios para garantir o produto no mercado. Toda a cadeia ganha, conclui.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria