Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/12/2014 11:56 - Hypermarcas quer fazer alianças com farmacêuticas

A fabricante de medicamentos e produtos de consumo Hypermarcas estuda alianças estratégicas na área farmacêutica, disse ontem o presidente da empresa, Claudio Bergamo. "Não é nada para o curtíssimo prazo, mas é um caminho que estamos olhando além do crescimento orgânico", afirmou o executivo, durante apresentação anual para analistas e investidores.

 

 



"Recentemente viajamos para a Índia para conhecer possíveis parceiros e novos mercados", contou. Segundo Bergamo, a indústria indiana tem 45% do mercado americano de genéricos. Ele citou, entre as principais empresas: Glenmark, Cipla, Cadila, Dr. Reddy's, Ranbaxy e Sun Pharmaceutical. "Percebemos nessa viagem que quando as empresas entenderam o que é a Hypermarcas, viram o grande potencial de compartilhar tecnologia". Só cerca de 20% da receita dessas companhias é gerada na Índia, segundo Bergamo. "Muitas delas tentaram fazer negócios no Brasil e, em sua maioria, chegaram à conclusão que a barreira de entrada é muito grande. Elas perderam muito dinheiro aqui e disseram que só entram no Brasil com alguém que conhece o mercado".

As alianças com indústrias internacionais são avaliadas como parte da estratégia da companhia para ocupar espaços em branco no mercado farmacêutico. A Hypermarcas compete em 51% de todos os tipos de medicamentos oferecidos no mercado brasileiro e quer chegar a 78% em três a cinco anos. Para isso, está desenvolvendo mais medicamentos. "Mas também queremos trazer produtos que existem lá fora e ainda não estão no Brasil", disse Bergamo.

A Hypermarcas é líder no mercado brasileiro de medicamentos OTC (isentos de prescrição médica), com marcas como Gelol, Rinosoro, Apracur, Atroveran e Benegrip. A empresa é a segunda colocada no segmento RX (com prescrição), atrás da Novartis, e terceira em genéricos, após EMS e Sanofi.

Luiz Violland, presidente da divisão farmacêutica da Hypermarcas, disse que a empresa quer crescer em vitaminas - categoria em que tem 27% das vendas e pode atingir 80% -, medicamentos para diabetes e para o sistema nervoso.

Bergamo contou que o bloco de controle da fabricante tem discutido até que ponto o nome Hypermarcas traduz o que a companhia é hoje. O nome foi adotado em 2007, quando a companhia iniciou uma série de aquisições - foram 23, até 2010. Atualmente, 65% dos negócios da Hypermarcas são considerados do segmento farmacêutico. Esse percentual inclui preservativos, adoçantes e protetores solares. Tais categorias são geridas pela divisão de consumo da empresa, mas, segundo Bergamo, são classificadas mundialmente como produtos farmacêuticos.

Os outros 35% dos negócios se referem a produtos de higiene e beleza. Segundo Bergamo, apenas 15% da receita total da Hypermarcas, no entanto, seria impactada por um possível aumento da carga tributária sobre o setor de cosméticos. Reportagem da "Folha de S. Paulo" de ontem informou que a nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff estuda elevar a alíquota de PIS/Cofins sobre importados e aumentar a tributação ao setor de cosméticos em 2015, para equilibrar as contas públicas. O Valor havia informado, em fevereiro, que o governo estudava essa possibilidade, mas o Ministério da Fazenda prometeu, em abril, que consultaria o setor antes de uma decisão. O presidente da associação nacional das indústrias de higiene e cosméticos, João Carlos Basilio, disse ontem que não houve nenhuma reunião recente com o governo. "Acredito que qualquer coisa que seja terá validade apenas em 2016", afirmou Bergamo. As ações da Hypermarcas fecharam em queda de 4,7% ontem. Os papéis da Natura, líder do setor, recuaram 5,2%.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>