Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/12/2014 09:20 - Black Friday tem mais queixa de preço e problemas em muitos sites

Com o aumento de vendas na Black Friday, os consumidores enfrentaram, pelo quarto ano, dificuldades para acessar sites, impossibilidade de concluir as compras e aumento prévio de preços antes de dar desconto. O site Reclame Aqui, canal on-line para queixas, registrou 7,6 mil reclamações até as 18h30 da sexta-feira - entre as 320 empresas cadastradas nos portais que aderiram à Black Friday - horas antes de o evento acabar.

No ano passado, durante toda a promoção, foram 8,5 mil reclamações entre as 245 empresas (sendo 65 lojas físicas) que participaram da data. As empresas que lideraram o ranking de queixas até esse horário eram Americanas.com, Submarino, Saraiva, NetShoes e Kabum!.

"A expectativa é fechar em 12 mil queixas neste ano. Foi 1 milhão de acessos neste ano, ante 523 mil em 2013. O consumidor buscou mais ofertas, mas também reclamou mais quando se sentiu lesado", afirma Felipe Paniago, diretor do Reclame Aqui.

As queixas registradas pelo Procon São Paulo também cresceram 150%, segundo dados computados até as 16h40 de sexta-feira - passaram de 302 no ano passado para 753. Em 2013, o Procon não havia feito uma operação especial para acompanhar o evento.


Concentração - Sete em cada dez queixas apuradas pelo Procon se concentraram em três empresas: B2W (Americanas. com, Submarino e Shoptime), Nova Pontocom (pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, e extra.com.br) e Saraiva. Os principais problemas relatados foram produtos ou serviços anunciado indisponível, sites intermitentes (falha na página) e mudança de preço na hora de finalizar a compra.

Em 36 horas, encerradas às 12h de sexta-feira, o comércio eletrônico faturou R$ 638 milhões, de acordo com a consultoria E-bit.  uma alta de 56% em relação ao mesmo período do evento no ano passado. Mantido esse ritmo de vendas, é provável que o festival de descontos chegue à cifra de R$ 1,2 bilhão.

Houve alta procura nos sites inclusive de madrugada, o que fez com que vários portais tivessem problemas de funcionamento durante a noite. "Quase todas as grandes lojas caíram", diz Pedro Guasti, diretor-geral da E-bit.

Segundo a consultoria, os consumidores postergaram as compras deste mês para comprar na Black Friday. Nas duas últimas semanas, houve queda nas vendas de eletrônicos e computadores. (FP)




Veículo: Diário do Comércio

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>