Geral
24/11/2014 12:09 - Setor de lácteos tem grande potencial de crescimento
O mercado de lácteos no Brasil cresceu muito nos últimos anos. No período de 2009 a 2013, o faturamento do setor, segundo dados do Euromonitor, aumentou 61%, passando de R$ 38,6 bilhões para R$ 62 bilhões. A explicação para esse excelente desempenho é o aumento do consumo de leite e derivados pela classe C. A melhor distribuição de renda ampliou o número de pessoas nesse segmento e elevou o poder de compra da população. Hoje, o brasileiro consome anualmente 171 kg de lácteos, segundo dados do Milkpoint, que ainda apontam um consumo de 216 kg na Argentina, 219 kg na França e 257 kg nos Estados Unidos. Isso demonstra que há potencial para ampliar o mercado brasileiro e o consumo nos próximos anos.
Grande parte do crescimento do setor é atribuída ao segmento de queijos, que representa 27% da indústria de lácteos. No período de 2009 a 2013, as vendas de queijo registraram uma elevação de 71%. Elas subiram de R$ 9,7 bilhões para R$ 16,6 bilhões. Segundo estudo do Euromonitor, a população brasileira, com mais acesso a produtos de maior valor agregado e mais conhecimento sobre os benefícios do queijo como fonte de proteínas, elevou os gastos com o produto. Além disso, é crescente o número de marcas fortes que entram nesse segmento para conquistar uma fatia do negócio que antes pertencia aos queijeiros regionais.
A muçarela e o queijo prato representam 60% das vendas de queijos no Brasil. Sua popularidade é maior entre os consumidores de baixa renda. O requeijão também é muito consumido pela população. Já as famílias de renda maior têm grande preferência pelos queijos provolone, parmesão e brie. As variedades com baixa quantidade de gorduras, caso da ricota e do minas frescal, são outra linha que agrada cada vez mais aos consumidores, por causa do aumento do número de adeptos de um estilo de vida mais saudável.
As perspectivas para o mercado de queijos são muito promissoras. Segundo o Euromonitor, em 2018, as vendas desse segmento devem atingir R$ 21,6 bilhões, um crescimento de 30% em relação a 2013. Os brasileiros devem incorporar o queijo no consumo diário e privilegiá-lo por ser um alimento saudável. bom lembrar também que os laticínios tendem a ganhar em produtividade e eficiência, o que contribui para aumentar a produção de lácteos.
Além do queijo, outro mercado que apresenta boas oportunidades de negócios é o de soro de leite. Por ter alto valor proteico, o soro é um ingrediente muito utilizado na indústria de alimentos e bebidas, além de importante matéria-prima nas padarias e confeitarias e até mesmo nos próprios laticínios.
Outros segmentos que demandam soro são o de suplementos alimentares e o de nutrição esportiva. Este último tem apresentado um excelente desempenho, com crescimento de 124% nas vendas no período de 2009 a 2013, passando de R$ 206 milhões para R$ 461 milhões. Cerca de 90% das vendas de produtos relacionados à nutrição esportiva têm como base a proteína em pó. Mais uma vez, a busca por um estilo de vida mais saudável é o principal fator que impulsiona esse setor. Até 2018, ele deverá crescer 73%, atingindo faturamento de aproximadamente R$ 800 milhões.
Nos próximos anos, é provável que o setor de lácteos se beneficie de um cenário otimista. Os segmentos de queijos e de soro de leite são apenas exemplos disso. Mudanças de estratégias, desafios operacionais e fusões e aquisições tendem a ocorrer. Para aproveitar essas oportunidades, as empresas devem estar preparadas, adotando as melhores práticas de gestão do mercado.
Alinhamento estratégico, gestão de riscos em toda a cadeia, gestão de custos, tecnologia, governança corporativa, planejamento tributário e sustentabilidade são alguns dos temas que precisam estar no radar das empresas que pretendem crescer e se beneficiar dos investimentos que o setor deverá atrair.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria