Geral
13/11/2014 11:42 - Terceira idade prioriza alimentação mais saudável dentro do lar
Segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, o consumidor com 60 anos ou mais se considera observador e opta sempre pela compra de reposição na hora de abastecer a casa
A Kantar Worldpanel acaba de divulgar uma pesquisa que revela os hábitos de consumo de lares com pessoas acima de 60 anos, os dados referem-se ao período entre julho de 2013 a julho de 2014. Preocupados mais com a saúde, foi possível perceber que a terceira idade inseriu categorias que não faziam parte da sua cesta de consumo em anos anteriores como: água de coco, iogurtes e bebidas à base de soja.
Segundo o levantamento, na hora da compra 24% dos idosos são mais observadores e analíticos e 18% se consideram decididos e práticos para escolher os produtos. Já os lares sem idosos, se consideram mais apressados (22%), e experimentadores (24%). Outra característica dos lares com idosos de 60 anos ou mais é que eles preferem mais comodidade e optam sempre pela compra de reposição, enquanto os lares sem idosos preferem a compra de despensa.
Ainda segundo o estudo, os lares com pessoas acima dos 60 aumentaram, em cada ida ao ponto de venda, o gasto médio. Já o volume por ocasião de compra, tíquete médio e unidades diminuíram nestas residências.
Quando avaliados pela cesta de consumo, lares com a presença de pessoas com 60+ anos da classe DE foi a que mais aumentou o valor consumido e o volume com higiene e beleza, por exemplo. Já os lares da classe AB reduziram a cesta de bebidas no período do levantamento. As cestas de higiene se destacam para as classes AB e DE.
Nos lares com idosos, as categorias que mais cresceram em volume consumido durante o ano móvel foram:
Iogurte grego e funcional, cream cheese, açúcar mascavo, produtos orgânicos, cereal matinal, água de coco, chá líquido para beber e produtos que trazem praticidades, como: pratos prontos congelados, lanche pronto, batata congelada, modificador do leite, sobremesa em pó, suco em pó.
Outras categorias que se destacaram para esse consumidor foram: detergente líquido e em pó para roupas, bronzeador/protetor, anti-séptico bucal, alvejante, purificador de ar, creme dental, esponja sintética e desodorante.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria