Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/11/2014 11:27 - Lojas virtuais terão selo de qualidade na Black Friday 2014

Em 2014, ‘Black Friday Legal’ pode ultrapassar R$ 1 bilhão em vendas pela primeira vez; dia de descontos será em 28 de novembro

 

 



A Black Friday do comércio eletrônico brasileiro tem, pela primeira vez, a expectativa de ultrapassar R$ 1 bilhão em vendas. O dia de descontos será em 28 de novembro.

No esforço para fortalecer a confiança do consumidor, nesta quinta edição do evento a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net) reeditou um código de ética que garante o selo “Black Friday Legal” ao site que aderir. As empresas que ganharem o selo se comprometem a oferecer descontos de verdade e não maquiar preços durante a promoção.

Até hoje, 96 empresas assinaram o termo e a previsão é de chegar a 150 varejistas, um crescimento de 20% em relação a 2013. “A autorregulamentação é uma tentativa de separar o trigo do joio, destacando quem tem boas práticas”, diz o presidente da Câmara E-net, Ludovino Lopes.

Previsões de vendas. As previsões reforçam a consolidação do evento como principal data do e-commerce brasileiro.  Segundo o diretor executivo do Ibope E-commerce, Alexandre Crivellaro, em novembro e dezembro os comércio online poderá faturar R$ 3,6 bilhões. E a Black Friday, em somente 24 horas, poderá responder por quase um terço desse volume.

Na projeção do E-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, a Black Friday tem potencial para gerar R$ 1,2 bilhão em vendas. Os dados do E-bit consideram 20 mil lojas online.

Entre as cerca de 120 lojas reunidas no site blackfriday.com.br, mantido pelo portal de cupons Busca Descontos, a previsão conservadora é de que as vendas atinjam R$ 700 milhões neste ano. “Mas podemos bater a marca de R$ 1 bilhão”, diz o presidente do Busca Descontos e incentivador da Black Friday no Brasil, Pedro Eugênio. Segundo ele, o tíquete médio na data é alto – perto de R$ 400-, pois o consumidor se dispõe a comprar produtos em que já tinha interesse. Itens como smartphones, TVs e tablets estão no topo da lista de desejos.
Pagamento: 'A pior situação para a loja é gerar interesse no consumidor e não conseguir finalizar a venda por problemas técnicos', diz Gastão Mattos, da Braspag

‘A pior situação para a loja é gerar interesse no consumidor e não conseguir finalizar a venda por problemas técnicos’, diz Gastão Mattos, da Braspag

Amadurecimento do mercado. Eugênio diz que os lojistas e consumidores estão aprendendo a administrar expectativas sobre os descontos. “Nem todos os produtos estarão em promoção”, diz. De acordo com o Busca Descontos, os preços ficarão em média de 20% a 30% menores – porcentual significativo para produtos eletrônicos, por exemplo.

Pioneiro do e-commerce no Brasil e um dos fundadores da Câmara E-net, o professor Jack London diz que a Black Friday brasileira já passou da fase da desconfiança do consumidor e agora chega ao ponto da aceitação plena. “Esse ciclo ocorre com qualquer novidade e inovação”, diz London.

Em geral, o setor compartilha a visão de que a Black Friday amadureceu em toda a cadeia que envolve fornecedores, varejistas, empresas de pagamento de infraestrutura e consumidores. “A pior situação para a loja é gerar interesse no consumidor e não conseguir finalizar a venda por problemas técnicos”, diz Gastão Mattos, presidente da Braspag, empresa de soluções de pagamento do grupo Cielo. Segundo ele, várias empresas realizaram testes de estresse para prever problemas com alto número de acessos.

Previsão da Braspag mostra que o pico de vendas da Black Friday será entre 16h e 17h, o que pode indicar que o consumidor está preocupado em comparar preços.

Dado do Ibope E-commerce mostra que o acesso às lojas online cresceu sete vezes na Black Friday de 2013. Evento teste realizado pela Americanas.com em julho deste ano, a Black Night, fez os acessos crescerem três vezes.

Enquanto em 2012 as principais reclamações eram sobre propaganda enganosa e maquiagem de descontos, em 2013 os consumidores relataram mais problemas com sites fora do ar ou dificuldade para fechar uma compra, segundo o portal Reclame Aqui.



Veículo: Estadão

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>