Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/11/2014 11:59 - Farmacêutica: vendas no varejo crescem 11% ao ano

Desde 2010, as vendas da indústria farmacêutica no varejo, incluído no cálculo o desconto médio praticado, saltaram 45,5%, de R$ 27,7 bilhões para R$ 40, 3 bilhões em 2014, tomando-se como base o período de doze meses até setembro. O ritmo de crescimento anual, de 9% a 11%, é expressivo e tende a se manter no curto prazo. Mais adiante, porém, a tendência é a de redução gradual desse desempenho, diante de alguns fatores que podem pesar nos negócios da indústria e no acesso da população a novos medicamentos, na avaliação do presidente da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Antônio Britto.

"Existe preocupação com a sustentabilidade do crescimento e essa foi a razão que nos levou a fazer um levantamento de vendas", disse Britto, em entrevista ao Valor quanto ao recém-concluído estudo sobre o faturamento do setor pelo canal farmácia. Fundada em 1990, a Interfarma conta com 55 empresas associadas, que respondem pela venda no varejo de 80% dos medicamentos de referência do mercado e 33% dos genéricos, 46% da produção nacional de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e 52% dos medicamentos tarjados (que requerem prescrição médica).

A desaceleração da economia brasileira, segundo Britto, não aparece entre os motivos de preocupação da indústria, uma vez que, mesmo em períodos de crise, as vendas de medicamentos chegam a mostrar expansão por causa da necessidade de manutenção de tratamentos médicos. "A retração na economia não é transferida automaticamente para a indústria farmacêutica", lembrou.

Por outro lado, um dos principais motores do forte crescimento nos últimos anos no Brasil, a inclusão de novos consumidores como consequência da melhoria de renda, não deve se repetir tão cedo. Diante disso, haverá, naturalmente, uma acomodação das taxas de expansão. "Não deve surgir uma nova classe média como ocorreu nos últimos anos, incluindo muitos novos consumidores", comentou.

Além disso, o envelhecimento da população e a mudança no perfil das doenças - enfermidades mais complexas ou crônicas, como câncer, hipertensão e obesidade são as que mais avançam no país - levarão à necessidade de tratamentos também mais complexos e, consequentemente, mais caros. "Com isso, o acesso aos medicamentos ficará mais difícil", ponderou Britto. "Vai ser muito complicado para o país oferecer esses tratamentos sem uma nova estrutura de acesso."

Do lado da indústria, a própria prática de descontos agressivos, especialmente no segmento de genéricos, tende a segurar o crescimento das receitas - embora em número de doses o ritmo de crescimento possa ser superior. "A oferta cresceu muito e os genéricos viraram commodities. Isso deprime as vendas", afirmou.

De 2010 para 2014, conforme o levantamento, a participação dos genéricos nas vendas da indústria, tomando-se por base o preço de compra do varejo considerando o desconto médio praticado, passou de 12 para 13%. Ao mesmo tempo, as vendas de similares avançaram de 42% do total para 48%, e os medicamentos de referência perderam espaço, de 46% em 2010 para 40% neste ano.

Do ponto de vista da associação, a redução da carga tributária dos medicamentos, que vai de 32% a 34%, poderá garantir maior acesso da população a tratamentos médicos diante da mudança do mercado prevista para os próximos anos. A medida também poderia reduzir a judicialização do acesso a medicamentos, que é crescente e gera centenas de milhões de reais em gastos por ações movidas com vistas à obtenção de remédios gratuitos, ressaltou Britto.

"A judicialização não interessa a ninguém", afirmou. "Desoneração, políticas afirmativas para estimular a inovação e desenvolvimento de medicamentos mais sofisticados e a discussão sobre formas de co-pagamento podem reverter esse cenário".



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>