Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/10/2014 09:37 - Mel e própolis brasileiros terão novas embalagens

A mudança no visual valoriza e agrega valor ao produto nacional, destacando a origem do produto no mercado internacional.



Mel-27-08

 

 

A Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) desenvolveu uma linha exclusiva de embalagens para mel e própolis. Essa nova linha objetiva traduzir a qualidade que os produtos apícolas nacionais possuem e permitir que os consumidores identifiquem com facilidade o diferencial e a origem brasileira. As embalagens foram desenvolvidas no contexto do Projeto Design Export, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design. O Design Export, programa da Apex-Brasil e do Centro Brasil Design que apoia empresas nacionais no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado, voltados à exportação, ofereceu à ABEMEL consultoria e ferramentas necessárias para que, junto a um escritório de design, desenvolvesse embalagens inovadoras.

As inovações vão além de uma mudança no visual. Visam melhorar a identidade dos produtos, agregando valor ao produto, aumentando a sua competitividade nas gôndolas do mercado europeu, asiático, e norte-americano, destino de até 60% da produção nacional de mel. Atualmente, o País produz cerca de 35 mil toneladas de mel por ano.
De acordo com a entidade, os exportadores de mel sentiam a necessidade de valorizar o produto brasileiro nos pontos de venda. "As embalagens não eram muito funcionais e já não atendiam às necessidades que o produto demandava, como, por exemplo, adequar-se à questão da temperatura para descristalização do mel quando colocado em banho-maria", explica Flávia Salustiano, gerente da ABEMEL.

O desenvolvimento das novas embalagens faz parte da estratégia de ABEMEL de ampliar mercado no exterior, agregando valor ao produto. Elas estarão disponíveis para o consumidor nos pontos de venda no primeiro trimestre de 2015. Boa parte do mel brasileiro é exportado em galões de até 50 litros e quando chega a seu destino final é envazado em embalagens muitos parecidas entre si, sem se destacar dos concorrentes.
Criadas pelo escritório de design Müller Camacho após ampla pesquisa, que incluiu visitas a apiários, as embalagens são funcionais, modernas e econômicas, e lembram a forma geométrica do favo de mel. A mais emblemática é a do pote octaedro, de 400 gr, não apenas pela sua forma diferenciada, mas também porque permite o empilhamento e propicia um jogo de luz que valoriza a pureza do mel. Além disso, tem um custo melhor para o exportador que o modelo antigo.

A bisnaga, de 300 gr, pode ser colocada com a tampa para cima ou para baixo, e é feita de um material resistente ao banho-maria, o polipropileno (PP) clarificado, facilitando a descristalização do produto em casa. Foram desenvolvidas ainda embalagens de vidro, de 30 e 40 ml, para o extrato de própolis, com cartucho para promoção em pontos de venda, traduzindo a qualidade do produto brasileiro. Esta embalagem é um salto para a categoria, pois inova e inibe a falsificação do produto.


Segundo a consultora do Design Export, Katiane Gouvêa, o maior desafio do ponto de vista de negócios foi entender a realidade das 30 empresas associadas à ABEMEL. "O projeto tinha que atender a todos", afirma. Por isso, foi preciso levar em conta as demandas, questões técnicas e mercadológicas das empresas.


O gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, explica que o projeto foi pensado considerando o ponto de vista da indústria, do consumidor e do ponto de venda.

 



Fonte: Assessoria de Comunicação da ABIMEL

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>