Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/10/2014 11:52 - Fabricantes de panetone diversificam para garantir crescimento neste ano

Para aumentar os negócios no Natal, importante data para o setor, empresas olham para o Norte e o Nordeste e investem em novos produtos, publicidade e ampliação de capacidade produtiva



Diante da retração da economia doméstica, as fabricantes de panetones decidiram diversificar para crescer neste ano. De acordo com a consultoria Datamark, a produção do setor deve avançar 11% quando comparado ao ano passado, para 110.676 toneladas.

A Pandurata, dona das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, começou a fabricar em setembro e espera encerrar o ano com 65 milhões de unidades produzidas. Segundo a gerente de marketing da marca Bauducco, Renata Del Claroa, o volume previsto está em linha com o ano anterior, mas a empresa busca alternativas para ampliar os negócios nesse segmento.

Ela conta que a Pandurata encontrou no Norte e no Nordeste uma oportunidade de expansão. As duas regiões têm recebido atenção especial do grupo, devido a baixa penetração das marcas e menor consumo médio na categoria de panetones.

"Os panetones são um dos mais importantes produtos para a companhia, que concentra esforços no final de ano", afirma Renata.

A Pandurata, junto com Nestle e Arcor, representam 70% desse mercado.

Produtos

A empresa também investe no segmento de panetones recheados, depois de identificar o potencial de crescimento desses produtos. "Nos últimos anos estamos monitorando muito mais o mercado e o consumidor com pesquisas", conta.

Já a Ofner preferiu apostar investimentos agressivos em publicidade para aumentar sua participação no mercado. "Nós temos investido em publicidade, novas embalagens e abertura de novas lojas para crescer, mas este ano está mais difícil", revela o diretor comercial da Ofner, Laury Roman.

Mesmo assim, o executivo estima crescimento de 8% no segmento de panetones ante 2013. Por se tratar de uma empresa que produz e vende em lojas próprias, o desempenho no varejo impacta diretamente o resultado final.

Depois de ampliar a capacidade produtiva de suas instalações, na zona sul da capital paulista, a expectativa da Ofner é fabricar entre 420 e 430 toneladas de panetones neste ano. Além disso, a empresa deve entregar mais 250 toneladas para outras chocolaterias.

Laury Roman conta que para suprir a demanda do Natal, cerca de 240 funcionários temporários são contratados todos os anos. "É natural que o baixo crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] é extremamente ruim e afeta as vendas com certeza, mas o Natal, geralmente, se descola do cenário de crise", explica o executivo.

Apesar da expectativa para o Natal, a empresa prevê encerrar o ano com expansão de 2%, considerando a fabricação de todos os itens da marca.

A Cacau Show, uma das concorrentes da rede paulista e considerada uma gigante no segmento de empresas que produzem e comercializam em lojas próprias, espera aumento de 22% no volume de vendas somente no Natal, em relação ao mesmo período de 2013.

A empresa estima que serão, aproximadamente, 4,1 milhões de panetones produzidos no período, o equivalente a 2,6 mil toneladas do produto.

Margem pressionada

Na avaliação do executivo do Grupo Village, Reinaldo Bertagnon, este ano o cenário econômico está mais difícil, mas ele não acredita que a categoria seja afetada por se tratar de um produto barato que não tem peso expressivo no orçamento das famílias. Ele reconhece, porém, que os custos foram maiores e houve necessidade de repassar esse aumento para o produto. "Alguma coisa a gente sempre segura e não repassa, o que reduz um pouco a nossa margem", afirma Bertagnon.

O reflexo do descompasso aparece nas projeções da empresa. Segundo Bertagnon o faturamento deve avançar entre 6% a 7% em 2014, enquanto a produção crescerá de 7% a 8% sobre o ano anterior.

Bertagnon observou também uma demora, de cerca de 15 dias, na entrada dos panetones nas gôndolas dos supermercados, mas não sentiu redução da demanda. Segundo ele, o atraso aconteceu porque os varejistas optaram por dar mais espaço aos produtos relacionados ao Dia da Criança.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>