Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/10/2014 08:55 - Divcom amplia fábrica no Nordeste

Com objetivo de se fortalecer no segmento de dermocosméticos (produtos de beleza vendidos em farmácias), a fabricante de medicamentos e suplementos alimentares Divcom Pharma pretende gastar R$ 130 milhões no próximo ano com lançamento de produtos e ampliação da sua fábrica em Pombos (PE). A empresa, dona de marcas como Calcitran e Varicell, fará todos os investimentos com recursos próprios.

A Divcom deve encerrar o ano com faturamento de R$ 280 milhões, crescimento de 40% em relação ao ano passado. Para 2015, o presidente Marcos Guimarães projeta elevação de 33% nas vendas brutas, que devem alcançar R$ 370 milhões.

Com dinheiro obtido com venda da sua distribuidora de medicamentos, o empresário goiano fundou a Divcom em 2000 a partir da compra de algumas marcas da farmacêutica Medley. Entre elas, a Calcitran, que até hoje está no mercado.

A fabricação foi terceirizada até que, em 2007, Guimarães decidiu comprar uma pequena fábrica de remédios em Pombos, a 65 km do Recife, de olho nos incentivos fiscais da região. Na época, lembra o empresário, pagou US$ 3 milhões pelo ativo. De lá para cá, a Divcom passou a ter produção própria, investiu na melhoria de sua fábrica, comprou e lançou outras marcas. Atualmente, o portfólio é composto por nove marcas e 20 tipos de produtos.

Este ano, apenas para lançar o Imecap Cellut (pílulas para combater celulite), a Divcom está investindo R$ 32 milhões. Para a divulgação na TV, contratou a atriz Deborah Secco. O Imecap Cellut dá continuidade a linha de produtos da marca que já conta com o Imecap Rejuvenescedor - cuja garota propaganda é a atriz Carolina Ferraz- e o Imecap Hair.

O crescimento da marca faz a empresa investir R$ 20 milhões na ampliação da sua fábrica. As obras devem começar no segundo semestre de 2015 e a produção na extensão da fábrica deve atingir pleno vapor em 2016. "Já está no nossos planos o lançamento de um protetor solar em pílulas", conta.

O acelerado crescimento da Divcom, que desde 2010 é auditada pela Deloitte, e a posição de liderança de algumas de sua marcas, como a Varicell, atrai fundos de investimentos. Este ano, por intermédio do Credit Suisse, a empresa foi procurada pelo Pátria, já é dono do laboratório Natulab, da Bahia.

Contudo, enquanto a Divcom tiver recursos em caixa para honrar os seus planos de crescimento, Guimarães não quer saber de sócio. Para ele, até 2016 não é interessante vender a companhia. "Há muito o que fazer ainda. Pelo ritmo atual, devemos ganhar porte rapidamente e melhorar a nossa avaliação entre possíveis compradores", explica.

No momento, diz, o que justificaria uma sociedade com um fundo seria o interesse em aquisições. "Mas não vejo que é o momento desse mercado ainda. Os ativos bons ninguém quer vender", afirma Guimarães. Com 270 funcionários diretos e 130 terceirizados- mais 100 serão contratados com a ampliação da fábrica -, a Divcom enfrenta as multinacionais L'Oréal, Nestlé e Stiefel como principais concorrentes.

Este ano, o lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) deve ficar em cerca de R$ 80 milhões, com margem de 34%. Guimaraes acredita que, apesar do volume de gastos programados para 2015, será possível manter a margem. "Também não vai dar para aumentar [a margem], pois não queremos subir muito os nosso preços", afirma Guimarães. Segundo o empresário, a Divcom não tem dívidas.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>