Geral
07/10/2014 07:52 - Dança dos preços turbina brinquedos
Valores cobrados pelo mesmo modelo variam até 166% em lojas especializadas de BH. Pesquisa deve orientar a compra
Há uma semana do dia das crianças, os pais que se preparam para comprar presentes devem ficar atentos para não pagar por um único brinquedo o preço de quase três itens do mesmo modelo. Levantamento do site de pesquisa de preços Mercado Mineiro mostra que no varejo de Belo Horizonte, a variação é tão grande que alcança 166% para a famosa boneca Barbie Match Sereia, que pode custar de R$ 29,99 até R$ 79,99. O boneco Max Steel Figura com Acessório para meninos segue o mesmo fenômeno, encontrado a partir de R$ 42,99 e chegando a R$ 89,99, uma variação de 167%. O consumidor que levar a Minnie vai encontrar variação de 150,03%. A pelúcia começa ao custo de R$ 59,99 e pode ser ofertada por até R$ 149,99. A pesquisa comparou preços de 144 brinquedos em nove estabelecimentos da capital.
Em tempos de crescimento contido do varejo, o levantamento do Mercado Mineiro mostra que o preço de alguns itens caíram em relação ao ano passado, mas outros não deram refresco e apresentaram alta expressiva em relação a outubro de 2013. Esse é o caso da pelúcia Bananas de Pijamas que custava R$ 29,99, em média, em 2013, e passou a custar R$ 49,99 neste ano, um aumento de 66,69%. O Jogo Tapa Certo, que era comprado por R$ 24,94, em média, passou a valer R$ 40,49, acréscimo de 62,35%. Houve também desaceleração em alguns itens como o Laptop Speed Master 76 Atividades, cujo preço diminuiu 31,59%. Era vendido por R$ 129,57 e atualmente pode ser encontrado pela média de R$ 88,64.
A economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) Ana Paula Bastos diz que a variação de preços para um mesmo produto pode ocorrer no comércio em razão de variados fatores, como valor do aluguel do imóvel, ponto da loja, estoques antigos que podem permitir preços menores até a margem de lucro. “Cada lojista tem uma composição de custos e muitos itens pesam no preço final, por exemplo a negociação com fornecedores”, aponta.
A empresária Déia Souza vai sair essa semana com a filha Maria Dulce, 11 anos, para escolher o presente, mas quer fugir das armadilhas das compras de última hora, que muitas vezes não permitem a pesquisa de preços. A boneca Barbie está cotada como a escolhida deste ano. Antes da compra, no entanto, Déia diz que não abre mão de consultar valores em mais de um ponto de vendas. Como mora no Bairro Buritis e trabalha no Barreiro, antes de comprar Déia compara o que é oferecido nas duas regiões. “Neste ano acho que devo gastar cerca de R$ 120 com o presente, mais ou menos o valor que gastei no ano passado.”
Brinquedos escolhidos tanto por meninos quanto pelas meninas, como jogos e bonecos, variam até 158,50%, conforme o site Mercado Mineiro. A maior diferença foi encontrado nos preços do Cara-a-Cara, que custa entre R$ 49,99 e R$ 128,99. O Boneco Angry Birds pode ser encontrado por preços que variam de R$ 29,99 a R$64,99, um acréscimo de 116,71%
Em ano de baixo crescimento da economia, as expectativas de vendas para a data tão esperada pelas crianças tem as projeções mais otimistas, feitas pela indústria. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) estima que o dia vá girar R$ 3,5 bilhões no país, 16% mais que o ano passado. Grandes redes apostam em alta de 10% nas vendas, a exemplo das lojas Ri Happy e da Estripulia, no Sopping Del Rey. No comércio eletrônico, estudo da E-Bit projeta crescimento de 13% nas vendas entre 28 de setembro e 11 de outubro, atingindo R$ 1,3 bilhão no país.
Menos otimista, a CDL-BH prevê alta de 1,5% dos negócios de outubro, em comparação com outubro passado. “O consumidor endividou-se desde 2012 e a inflação reduz o poder de compra. Com a alta taxa de juros, o crédito também se torna mais restrito, por isso muitos consumidores vão pagar à vista”, ressalta Ana Paula. A pesquisa completa pode ser consultada no site www.mercadomineiro.com.br.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria