Geral
06/10/2014 08:43 - Dia das Bruxas anima comércio temático
Lojas especializadas em fantasias e adereços apostam na demanda da festa estimulada pelas escolas de inglês
A brincadeira chegou ao Brasil com as escolas de idiomas que buscavam uma forma lúdica de ensinar inglês e ainda ressaltar aspectos das culturas norte-americana e inglesa. O Dia das Bruxas, ou Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, agita o comércio de fantasias e adereços para festas em Belo Horizonte. A onda de vampiros, lobisomens, fantasmas e outros seres estranhos que invade o cinema e a literatura encanta crianças e adultos que fazem do terror motivo para festejar.
No bairro Padre Eustáquio, na região Oeste, a empresária Geny Burgarelli Leal comanda a Trelelê Fantasias e vê na data um segundo carnaval. " uma tradição que realmente pegou. Não são mais só as escolas de inglês. Todo mundo comemora o Halloween e nos preparamos com antecedência. Serão muitas novidades e os produtos já estão no nosso site de vendas", afirma Geny.
As fantasias são feitas pela própria Trelelê. Já os adereços vêm de vários lugares, principalmente da China. A estimativa é que as vendas sejam 20% maiores do que no mesmo período de 2013. "Este é um mercado sazonal e diferenciado, onde o desejo infantil tem grande peso. 2014 foi um ano diferente por causa da Copa e das eleições. As festas juninas foram fracas, mas acredito em recuperação neste fim de ano", explica a proprietária da Trelelê.
Com lojas no Ipiranga, na região Nordeste, e no Letícia, em Venda Nova, a Cristal Festas também se prepara para atender a "bruxinhas boas e monstros camaradas". Segundo a proprietária Roselaine do Carmo Gomes, a preparação começa logo depois de passadas as festas juninas. "Neste ano, por causa da Copa do Mundo, as quadrilhas aconteceram até o início de setembro, então nos planejamos para não deixar que as datas se atropelassem. Alugamos fantasias para um público amplo. Além das escolas de inglês, tem as festas de faculdades, nas escolas regulares, os aniversários e as festas particulares", destaca a empresária.
Cinema - Mas o tema das bruxas não é uma exclusividade das crianças e nem dos meses de outubro e novembro. A personagem Malévola, interpretada recentemente pela atriz Angelina Jolie no cinema, deve inspirar muitas produções tupiniquins. "O terror é um tema procurado durante todo o ano. Nunca tiro as roupas de bruxa das araras. Nessa época reforço a exposição com novidades. Neste ano, Malévola deve ser o hit, afinal que não quer ser uma bruxa com a cara da Angelina Jolie?", argumenta Roselaine.
Na Era Uma Vez, instalada no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, a proprietária Reilla Márcia Xavier aposta no espírito festeiro dos moradores de Belo Horizonte. A sua empresa fabrica a maior parte das fantasias que comercializa e se pauta pelos últimos lançamentos da indústria cinematográfica. "Todo mundo brinca o Halloween. As escolas particulares fazem projetos com as crianças, os clubes promovem festas e os adultos aproveitam o tema para se divertir. As festas à fantasia são um grande sucesso na cidade. Os personagens de cinema são uma grande inspiração principalmente para as mulheres", ressalta Reilla.
As crianças, entretanto, são as grandes impulsionadoras das vendas. Mesmo em épocas de crise os pais não deixam de fazer a vontade dos pequenos. "Já sabemos que esse é um ano complicado, então não estamos prevendo um grande resultado, porém um pequeno crescimento é bastante provável. Os adultos até usam coisas reaproveitadas, mas não deixam de comprar para os filhos e as outras crianças da família. E elas não têm mais medo, as bruxas e os monstros estão cada dia mais fofos e são um sucesso em qualquer festa", completa a proprietária.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria