Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/09/2014 12:23 - Jovem da periferia é consumidor com maior peso no país

Serasa Experian organizou em 11 grupos os 140 milhões de consumidores do país com idade acima de 18 anos
Apesar de renda limitada, jovens de 21 a 35 anos consomem cerca de um quinto do crédito disponível




Cerca de 24 milhões de brasileiros fazem parte do grupo de maior peso na população brasileira e um dos mais relevantes para o mercado de consumo.

Os dados constam do estudo Mosaic Brasil, da Serasa Experian, que traça um perfil detalhado de 11 segmentos que compõem a sociedade do país (veja quadro).

Chamado de "jovens da periferia", esse grupo é formado por 16,8% dos brasileiros (acima de 18 anos), na sua maioria entre 21 e 35 anos. Eles respondem por um quinto de todo o crédito ofertado pelo sistema financeiro.

"Apesar desse segmento ter uma condição financeira ainda mais limitada, são jovens que tiveram mais acesso à educação, ascenderam e foram incluídos no mercado consumidor, influenciando o dia a dia de suas comunidades na condição de formadores de opinião", afirma Juliana Azuma, superintendente de serviços de marketing da Serasa Experian.

Cartão de crédito, crediário e outras formas de empréstimo que permitem o parcelamento são os meios mais utilizados por esses jovens para terem acesso a bens de maior valor. "São grandes consumidores de vestuário, cosméticos e valorizam marcas como forma de inclusão social e demonstração de status na sociedade", diz.

"NOVOS VELHOS"

Com peso de 9,06% na população do país, o grupo "envelhecendo no século 21" também merece destaque no levantamento, de acordo com a Serasa. São aposentados de classe média, acima de 60 anos, que usufruem hoje de melhores condições de vida e, por essa razão, demandam serviços e produtos.

Como o estudo Mosaic é feito em 29 países, é possível dizer que o grupo que integra a categoria de aposentados já tem representatividade no Brasil similar ao peso que têm em países como Reino Unido e Estados Unidos.

A "massa trabalhadora urbana", grupo formado por 14,32% da população, é o terceiro de destaque no mapeamento de consumo da empresa. São homens e mulheres moradores de favelas do todo o país, com baixa escolaridade e carteira assinada, ocupando funções de baixa qualificação.

"São conhecidos como batalhadores e almejam ascender socialmente", diz Azuma.

O objetivo do estudo, afirma, é fornecer dados para empresas e gestores de políticas públicas desenvolverem produtos e serviços aos diferentes grupos que compõem a população.

Para segmentar o mercado consumidor do país e agrupar os brasileiros que possuem características semelhantes, a Serasa considerou informações de 400 variáveis, que incluem dados de renda, estilo de vida, comportamento de consumo e financeiro e dados demográficos co Censo e da Pnad 2012.

Como houve mudanças na metodologia e na composição das variáveis, o estudo de 2014 não permite comparações com o Mosaic 2009, quando a população havia sido dividida em dez grupos.

Para José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian, a segmentação feita no novo estudo é relevante porque a sociedade não está dividida genericamente em classes sociais de A a D.



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>