Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/09/2014 11:41 - Forno de Minas prevê faturamento de cerca de R$ 200 mi

A indústria mineira de alimentos congelados Forno de Minas quer atingir faturamento neste ano ao redor de R$ 200 milhões, avanço de cerca de 35% ante o montante bruto de R$ 148,3 milhões do ano passado. No ano até agosto, o faturamento da companhia soma R$ 134,6 milhões.

"2014 está sendo surpreendente para a Forno de Minas. Nosso Ebitda já está 18% acima da meta. Estávamos com medo de que a Copa do Mundo repetisse o momento ruim da Copa das Confederações do ano passado, mas o resultado foi muito positivo", disse a diretora de Recursos Humanos e comunicação da Forno de Minas, Hélida Mendonça, no 2º Seminário Mineiro de Governança Corporativa, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Mineiro de Mercado de Capitais (IMMC) e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ela, que é filha de Dalva, a dona da receita do pão de queijo vendido pela companhia, disse que, no ano passado, por conta das manifestações de rua, a empresa não conseguia receber matéria-prima nem as pessoas conseguiam chegar para o seu turno e às vezes não era possível fazer as entregas. "Chegamos a ter prejuízo na época", afirmou.

Atualmente, a capacidade de produção da empresa é de 3.020 toneladas de produtos por mês. No ano passado foram 14.231 toneladas fabricadas e para este ano, a empresa deve atingir a produção de 19 mil toneladas, sendo 90% de pão de queijo. Até agosto, a empresa fabricou 11.759 toneladas. Para 2015, Hélida está otimista. "Temos muito o que crescer, tanto no Brasil quanto no exterior."

De 2011 a 2013, a empresa investiu R$ 20 milhões em expansão de unidades, compra de equipamentos para panificados e desenvolvimento de soluções em congelados, principalmente para food service, mercado que, segundo a executiva, tem potencial de crescimento. Recentemente, a empresa criou uma linha de massas especificamente para o segmento de food service, com quiche, tartelete e pastel de forno. "Hoje, estamos colhendo os frutos dos nossos investimentos. Com a Copa olhamos mais para os hotéis, lanchonetes, restaurantes, cafeterias", disse, sem revelar qual é o valor dos aportes para este ano.

A participação de mercado da empresa, que é líder no segmento de pão de queijo, é de 48% nos supermercados nacionais (dados ACNielsen de agosto). "Nossos concorrentes principais são as marcas próprias dos supermercados", disse. A Forno de Minas exporta para Estados Unidos, Canadá, Portugal, Uruguai e Chile e quer ampliar suas vendas para o Oriente Médio. "Nós já temos a certificação Halal (para mercados islâmicos)", disse.

Para suprir a demanda por queijo, principal matéria-prima utilizada pela companhia em seus produtos - pelo volume e qualidade, a empresa chegou a importar queijo -, a Forno de Minas, em 1995, comprou um laticínio em Conceição do Pará, interior do Estado, que hoje é a Laticínios Condessa. O laticínio tem uma produção de 550 toneladas de queijo por mês. O excedente de produção é vendido a clientes como Kraft Foods, Kerry Foods, Polenghi, Cargill e Dr. Oetker.

Com relação a uma abertura de capital, Hélida disse que está nos planos da companhia, mas não sabe quando. "Já progredimos, mas a empresa tem muito mais para crescer, teríamos que estar em outro nível para abrir o capital. Então, ainda estamos longe disso. Mas também tudo depende do mercado e sei que hoje o mercado não está favorável para um IPO. Nem é o momento para nós", disse.




Veículo: A Tarde - BA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>