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12/09/2014 12:28 - SAP indica que o segmento de varejo precisa evoluir

O setor de varejo precisa se reinventar para alcançar um público maior e, assim, alavancar o potencial de vendas do segmento. A opinião é da fabricante de softwares SAP, que reflete a desaceleração do comércio varejista nos últimos três anos.

Em fórum promovido pela SAP, várias experiências foram apresentadas aos participantes e a ideia era sinalizar aos players do setor, como modelos internacionais estão se revolucionando com inovação, através de novas mídias como redes sociais, por exemplo. Os aplicativos que rodam em dispositivos móveis são outra grande tendência, por terem a capacidade de migrar o ponto de venda (PDV) físico para a tela destes aparelhos.
A presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, indica que grandes exemplos de softwares e ideias a serviço das vendas, através da inovação, "correm o mundo e podem ensinar algo para o mercado brasileiro".

Essas ações devem ser tomadas, para que as empresas não "caiam um degrau na escala do varejo", como classificou o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e diretor de marketing e inteligência do grupo de mídia Terra Networks, Marcelo Coutinho.

Para ele, o mercado percebeu isso lá fora e não importa o tamanho das empresas, a inovação vai atingir players que busquem o mercado.

É o que pensa também a rede de supermercados britânica Tesco. Famosa na Europa, a empresa viu que não adiantaria levar o conceito de consumo para fora do continente. Na Ásia, os consumidores não têm disposição de dedicar tempo às compras, como ocorre com latinos, norte-americanos e europeus.

Seguindo esse pensamento, a companhia implantou na Coreia do Sul, através da rede Home Plus, um conceito de virtual store, onde prateleiras impressas em grandes adesivos são colocadas em pontos estratégicos, que exibem produtos em tamanho real. Nas paradas de ônibus ou estações do metrô de Seul, capital do País, os clientes podem escolher item por item e através de etiquetas QR Code - tipo de código de barras que pode ser lido por qualquer smartphone e tablet, comprar.

Maiores vendas

Desde que foi colocado em prática, em 2011, a rede aumentou em 200% suas vendas, sendo 70% deste total, responsabilidade do App e 100%, das vendas on-line, no portal da companhia. Outro modelo interessante, foi desenvolvido em caráter experimental pela Lowe's, rede americana de lojas dedicadas a vendas de materiais de construção, decoração e bricolagem.

A empresa inaugurou este ano salas de holografia, que são capazes de mostrar, com o auxílio de tablets, o ambiente que os clientes pretendem construir ou reformar, depois de ser previamente desenhado em um software.
Batizada de Holoroom, o conceito dessas salas deve chegar há 300 lojas da rede, até 2016.

Ideias simples

Os exemplos dessas varejistas, têm em comum o empenho de altas quantias de dinheiro para as ações. Mas não é somente pelo alto investimento que se dissemina a inovação no varejo.

Exemplos como das redes Oasis Clothing, da Inglaterra e Meat Pack, da Guatemala, ilustram bem o plano de boas e simples ideias, que impulsionam o comercio, em setores como o vestuário. No caso da Oasis, marca do grupo varejista Aurora Fashions, um aplicativo de gestão de estoques com abrangência nacional, foi desenvolvido e embarcado em iPads, distribuídos para todas as lojas do Reino Unido.

Quando uma consumidora demonstra interesse por uma peça, mas número ou cor que deseja não estão disponíveis no depósito físico da unidade, o vendedor apresenta as cores e tamanhos do catálogo e através do tablet, encomenda a peça, que é faturada na loja e enviada para a casa da compradora.

Já a calçadista Meat Pack, uma rede considerada pequena, de apenas 6 unidades, lançou uma campanha que usou os smartphones dos consumidores para alavancar as vendas. Ao instalar o aplicativo da empresa, o usuário autorizava a monitoria de sua geolocalização.

Quando entrava em um concorrente no mesmo shopping, era emitido um cupom de desconto que começava em 99% e perdia 1%, por segundo, ao demorar a entrar em uma loja da rede. A empresa emitiu cerca de oito mil cupons em uma semana e o cliente recorde da oferta levou 11 segundos até a loja, economizando 89% na compra.



Veículo: DCI

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