Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/09/2014 08:41 - Projeto quer ampliar consumo de carne suína

Responsável pelo emprego de cerca de um milhão de pessoas em todo o país, o setor de carne suína no Brasil tem um importante desafio pela frente: ampliar o consumo interno. Neste sentido, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desenvolve, desde o ano passado, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura Sustentabilidade (PNDS). A meta é aumentar o consumo per capita dos atuais 15,4 kg/ano para 18 kg/ano até 2015.

O PNDS Sustentabilidade é um programa da ABCS em parceria com o Sebrae e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, para o biênio 2013-2015. Se a meta do projeto for alcançado haverá uma demanda de 500 mil toneladas a mais do produto.

Desde 2006, a ABCS em parcerias com instituições como o Sebrae, desenvolve a campanha "Um novo olhar sobre a carne suína", para acabar com os preconceitos e promover o aumento do consumo do produto no País.

Em 2010, a ABCS lançou o PNDS. Entre 2010 a 2012 foram mais de 656 ações em 10 estados, capacitando mais de 28 mil pessoas. Após três anos, o consumo no Brasil chegou a 15,4 kg. per capita.

Melhorias


A carne suína, conhecida popularmente como carne de porco, vem alcançando status de alimento de primeira linha com as mudanças sanitárias e as exigências técnicas do Mapa para criação dos animais em confinamento.

Foi-se o tempo em que esses animais eram criados em chiqueiros com cercas de madeira e uma poça de lama no meio, na qual enormes espécimes ficavam deitados por horas a fio, sendo alimentado com restos de alimento.

Na criação fiscalizada, os chiqueiros foram trocados por baias em galpões com proteção climática e chão cimentado, e os animais recebem ração balanceada. .

Dados do Ministério da Agricultura mostram que nos últimos 20 anos, estudos genéticos reduziram em 31% a gordura da carne, 10% do colesterol e 14% de calorias.

Atualmente, a suinocultura brasileira mantém 1 milhão de empregos diretos e indiretos e produz 3,4 milhões de toneladas de carne inspecionadas por ano, o que gerou o PIB de R$ 28 bilhões e US$ 1,3 bilhão em exportações em 2013. Os números poderiam ser maiores, diante do potencial produtivo do país.

Evento

A cadeia de produtores, agroindústrias e de revenda ao consumidor participa até o dia 17 de setembro da 2ª Semana Nacional da Carne Suína, promovida pela ABCS e empresas que atuam no ramo de comercialização e de saúde animal.

A abertura foi realizado no dia 3/9, em São Paulo e contou com a participação do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e do gerente de Agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada.

O presidente da Associação Baiana Suinocultores (ABS) e conselheiro técnico da ABCS, Marcelo Plácido Correa, destacou o papel fundamental da entidade nacional para mudança dos conceitos do consumidor sobre a carne suína produzida no país.

Ele destacou o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. A intensificação da fiscalização das granjas produtoras pelos governos estadual e federal também contribuíram para os avanços no setor. Outro fator, disse Plácido, foram os investimentos na evolução genética da espécie, que alteraram as características identificadas como negativas para o consumo do produto.



Veículo: A Tarde - BA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>