Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/09/2014 14:38 - Pepsico faz parcerias com oito produtores de batata em Minas

                                   Objetivo é atender demanda por matérias-primas de fábrica em Sete Lagoas

 

 

Michele Valverde

 

A volatilidade nos preços e na produção de batatas sempre foi um desafio tanto para os bataticultores, que investem sem garantia do retorno, como para as indústrias processadoras, que necessitam de volume regular para manter a produção. Pensando no gargalo, a Pepsico, uma das maiores companhias mundiais do ramo alimentício e de bebidas, criou há 17 anos o Programa Agro, no qual são firmados contratos com produtores selecionados que garantem a aquisição e o preço final da batata, antes mesmo do plantio. Os resultados são positivos, pois garantem segurança financeira para que os produtores invistam na cultura. O projeto vem sendo desenvolvido em Minas Gerais com o objetivo de atender, principalmente, à fábrica da multinacional em Sete Lagoas, na região Central.

 

De acordo com o diretor de Agronegócios da Pepsico Brasil, Jonas Abdallah, o produtor participante inicia a safra sabendo que entregará a batata para a multinacional e também o quanto receberá pela mesma, enquanto a indústria tem a garantia de abastecimento. A iniciativa, segundo ele, tem sido muito positiva e vem estimulando os investimentos em qualidade e tecnologia.

 

"O projeto foi criado com o objetivo de garantir ao produtor rentabilidade e de mantê-lo no cultivo da batata. Isso é fundamental, já que a indústria precisa de um volume regular e as constantes oscilações do mercado acabam desestimulando a produção. Os bataticultores que participam do projeto são rigorosamente selecionados e precisam atender a vários critérios como respeitar as leis ambientais e trabalhistas e apresentar altos parâmetros de qualidade. Com os preços prefixados e a garantia de venda, o bataticultor também tem condições de planejar investimentos futuros em tecnologias e máquinas, por exemplo", disse.

 

O Programa Agro visa estabelecer parcerias de longo prazo com os produtores de matérias-primas. Em Minas Gerais, a produção é voltada para a batata, que abastece, principalmente, a fábrica da Pepsico localizada em Sete Lagoas. Ao todo, são oito produtores do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Alto Paranaíba.

 

No país, a Pepsico possui contratos com 61 produtoreS em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás, e com um produtor em Santa Catarina. A empresa tem uma cadeia estruturada de parcerias, que inclui suporte financeiro, apoio à mecanização de processos e implantação de política global de sustentabilidade.

 

Melhorias - Além de garantir o preço antes da colheita da safra, através do programa são realizadas melhorias tecnológicas no campo e a troca de experiências entre os produtores. O agricultor que participa do projeto recebe as sementes adequadas e exclusivamente desenvolvidas pela Pepsico. As cultivares são adaptadas ao clima e tem como principais fatores a alta produtividade e aptidão industrial.

 

Uma das grandes vantagens oferecidas pelo projeto é a garantia de preço, segundo Abdallah. Ele explica que, antes do plantio, a empresa negocia com cada produtor associado, levando em conta os custos de produção, a produtividade e a qualidade.

 

"Com o projeto, os produtores eliminam as oscilações de preços no mercado. Cada contrato é negociado isoladamente. São levados em conta vários aspectos, indo desde os custos até a qualidade da batata. Após a avaliação, é estipulado um preço a ser praticado independente das condições de mercado".

 

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>