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27/08/2014 13:54 - Modernizar marca pode acelerar as vendas

Fellipe Aquino

 

 

Atentas às novas gerações cada vez mais conectadas, empresas do segmento varejista estão investindo na modernização da comunicação visual em busca de atualizar os canais de vendas, entre eles os de autoatendimento. A proposta é acirrar a competitividade no mercado nacional, sendo que ao modernizar a identidade de uma marca, algumas redes miram crescimento de até 20%, como é caso da Tip Top, voltada ao mercado de produtos para crianças e bebês.

 

De acordo com a diretora de marketing do Grupo Troiano de Branding, Andrea Russo, esse é um movimento necessário, pois as marcas estão sempre se atualizando com a chegada de novos players no País. Ela aponta que a busca por novos consumidores e o aumento do poder econômico têm levado as companhias a se atualizarem, já que a busca por inovação tem de ser constante. "O mundo é muito dinâmico e não dá para ficar parado. Porém, se a mudança não for bem estruturada ela acaba sendo muito perigosa", disse Andrea.

 

Entre as companhias que começaram a reformular os pontos de venda e atualizar o layout está a rede de fast-food Bob's. Em breve, todas as unidades da empresa devem ganhar nova identidade visual, que se aproxima dos perfis das gerações Y e Z, como informou como informou o diretor de marketing da rede Bob's, Carlos Pollhuber. "Fizemos um pesquisa para entender o perfil desse público e notamos que eles possuem características diferentes das gerações anteriores."

 

Planejado há pelo menos dois anos, ele contou que o levantamento apontou elementos fundamentais, como importância dada pelos jovens aos aspectos estéticos da rede. "Eles querem fazer parte do produto que estão consumindo, uma vez que não procuram por um item padrão. Para tanto, a partir de agora os consumidores do Bob's poderão montar o seu próprio sanduíche, com os itens que desejarem, personalizando o produto".

 

Com um orçamento de R$ 200 milhões para investimentos em ações de marketing e divulgações das novas lojas, Pollhuber destacou ainda a relação da tecnologia com a nova geração. "Para esse novo projeto desenvolvemos um terminal de autosserviço, onde o consumidor poderá fazer o pedido sem passar pelo caixa". Segundo ele, o projeto irá permitir agilidade na customização dos produtos, além de facilitar a linguagem utilizada pela rede.

 

A rede tem aproximadamente 1.100 lojas, mas este ano aponta que a expectativa é ter 140 novas unidades - sendo todas já com o novo conceito. Hoje, cinco unidades já têm a nova identidade visual e estão em funcionamento, sendo três em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. "A nossa logomarca está no mercado há mais dez anos, já as nossas lojas costumam passar por um processo de atualização a cada cinco anos", contou.

 

A rede este ano investiu ainda em mudanças estruturais, que envolveram ainda trocas tanto de maquinário como de insumo nos alimentos. "Nosso objetivo é manter o ritmo de crescimento da marca. Nos últimos cinco anos dobramos de tamanho, com um incremento anual de 15%", disse.

 

Rede infantil

 

Com o mesmo layout há mais de seis anos, a rede especializada em artigos infantis Tip Top resolveu que era hora de investir na reformulação visual do negócio. A companhia prevê um incremento de 15% a 20% nas vendas, assim que todas as 91 unidades adotarem a nova identidade.

 

A companhia, além da atualização da logomarca, aposta ainda no modelo megastore com unidades com 270 metros quadrados para se expandir. Após faturar R$ 71 milhões no ano passado, a expectativa da rede é alcançar este ano R$ 94 milhões, aproximadamente. "O projeto está completando um ano e agora começamos a expandir o modelo pelo segmento de franquias", ressaltou o diretor de expansão da marca, Ricardo Marcondes.

 

De acordo com ele, toda mudança decorativa das unidades, incluindo layout, móveis e pisos custarão até R$ 130 mil por empreendimento, sendo que os custos ficaram a cargo dos franquiados da rede. "Acreditamos que o novo projeto irá revitalizar as lojas para os próprios clientes. A transformação será radical, só não vamos mexer na estrutura das lojas. Temos pelo menos 80 unidades que deverão passar pelas mudanças", ressaltou.

 

As primeiras unidades a passarem pela transformação, funcionando como um modelo-teste para possíveis alterações no projeto, serão as sete lojas próprias da rede. "Os novos empreendimentos já serão inaugurados com a nova identidade visual, sendo que a primeira loja será aberta em setembro, no Shopping Nova América, localizado no Rio de Janeiro", disse.

 

Marcondes afirma que os clientes da marca foram consultados sobre as mudanças, uma vez que muitos frequentam as lojas há mais de seis anos. "Fizemos uma pesquisa informal que mostrou a aprovação do ambiente infantil pelos consumidores. Muitos, inclusive, pediram para que mantivéssemos o clima alegre das lojas, algo que foi fundamental na hora de estruturar o novo projeto", finalizou ele.

 

Mercado de beleza

 

Outra companhia que também tem investido na atualização da marca é a rede O Boticário, que conta com 3.690 unidades. No mercado há mais 30 anos, a empresa vem fazendo investimentos há pelo menos um ano por meio de sua rede de franquiados para apresentar um novo conceito aos clientes. A meta é tornar os produtos mais atraentes e interativos, como informou a marca. Com investimentos de R$ 1 bilhão, todas as lojas da rede serão reformuladas para valorizar a exposição dos produtos e incentivar a experimentação das marcas. Para tanto, a companhia afirma que tem investido na utilização de novas tecnologias, onde por meio de tablets a rede tem ampliado a experiência do consumo com vídeos, músicas e tutoriais. Estes transportam o cliente para o universo de cada produto, aponta a empresa. A marca também tem investido em um novo conceito de loja, que foi desenhado com cores mais fortes. As lojas ganharam traços na cor marrom e a logomarca um tom mais feminino, na cor cereja.

 

 

Veículo: DCI

 

 

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