Geral
26/08/2014 12:50 - Black Friday quer entender o consumidor
A 100 dias do Black Friday Brasil 2014, que será realizado a partir da meia-noite de 28 de novembro, o e-commerce já começa a se movimentar. O site Busca Descontos, que centraliza todas as ofertas do varejo virtual e promove a data, acaba de dar a largada no evento ao convocar os consumidores a deixarem sugestões de promoções, indicação de produtos ou fazerem reclamações pelo www.blackfriday.com.br. A ideia é direcionar corretamente o evento para evitar problemas e oferecer a melhor experiênci possível para o consumidor durante as 24 horas de ação promocional, explica Pedro Eugênio, idealizador do portal e fundador do Busca Descontos. "Queremos saber a opinião das pessoas para 'bater de porta em porta' nos e-commerces e mostrar ao varejo como se preparar em termos de ofertas e estoque, porque o consumidor pede isso", diz.
A edição 2014 também marca o segundo ano de adesão dos lojistas virtuais ao Código de Ética para o Black Friday, desenvolvido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). As lojas que aderirem atuarão sob as regras do texto, e só anunciarão ofertas reais na ação, sob pena de serem suspensas do site em caso de descumprimento. "Os consumidores estão cada vez mais antenados e descobriram que têm força. Nas últimas edições, os e-commerces discutiram as melhores práticas para fortalecer essa estrutura, pois sabem que, se fizerem algo errado, estarão na mídia praticamente em tempo real – e como empresa desonesta".
Segundo Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, em 2013, quando o Código foi implantado, 123 lojas aderiram e, no universo dessas empresas, houve uma mudança significativa na quantidade e no tipo de reclamação – em especial em relação aos cuidados na identificação dos itens em promoção, e da clara identificação dos valores das ofertas.
"Ainda existe um trabalho a ser feito na questão de infraestrutura e acessibilidade, uma vez que o sucesso da data leva muitas vezes à sobrecarga de acesso e retirada do ar de alguns websites por tráfego intenso", explica. "Mas o Código e seus princípios ajudaram as empresas a pautarem sua comunicação com o consumidor, e trouxe uma base de apoio para todos. O objetivo é consolidar essas práticas para se incorporarem ao mercado e ajudar a separar o joio do trigo nas práticas de comércio eletrônico em épocas de promoção, e não apenas no Black Friday", ressalta.
Bom para o consumidor – Mesmo com o site ainda levantando as projeções de vendas junto aos lojistas, Pedro Eugênio afirma que as expectativas são de superar os R$ 770 milhões faturados pelo e-commerce durante as 24 horas da edição 2013 do Black Friday, que cresceu 217% ante 2012 (dados da consultoria E-bit) – lembrando que, comparado ao total "absurdo" de vendas, as reclamações cresceram apenas 6% segundo outro parceiro do Busca Descontos na ação, o site Reclame Aqui. "Quando entendemos que essa ação era necessária (lançar o Código), o cenário começou a mudar", acredita.
Mas este ano será "especialmente interessante" para o consumidor. "As vendas do varejo até agora não corresponderam às expectativas e há muito estoque encalhado. Por isso, os lojistas já sinalizam fazer promoções mais agressivas para limpar esses estoques", conclui o fundador do Busca Descontos.
Veículo: Diário do Comércio - SP
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria