Geral
26/08/2014 12:33 - Levi’s quer salvar jeans fazendo modelos mais parecidos com calças de ioga
A novidade é uma estratégia para acompanhar a demanda crescente do consumidor por conforto
NOVA YORK - As calças de ioga, que se tornaram um ícone da sensualidade americana, são a nova aposta da Levi Strauss para combater o declínio de popularidade das tradicionais calças jeans da marca, de acordo com reportagem do Huffington Post.
A luta da Levi's e outras empresas americanas de jeans para adicionar mais elasticidade aos seus tecidos surge em um momento em que o número de pessoas em busca de roupas que são confortáveis e de boa aparência é crescente. O desafio é investir em tecnologia que dê elasticidade às calças, mas ainda mantenha a aparência de jeans na medida em que mais mulheres têm optado por leggings e calças de yoga.
— O consumidor de hoje está em uma busca por conforto casual, não importa se é jeans ou calças de yoga —disse o presidente da marca Levi's James Curleigh ao jornal The Huffington Post.
No último outono, a Levi’s lançou sua nova linha “Revel”. Anuncianda como uma “revolução do jeans modelador”, o lançamento conta com uma “tecnologia modeladora líquida”, um revestimento flexível aplicado no interior das calças, que promete um caimento perfeito, unindo conforto e emagrecimento das coxas de quem a veste.
Em 2013, a Levi abriu o Laboratório Eureka, um centro de pesquisa em São Francisco para o desenvolvimento de protótipos de calças. A empresa está trabalhando com a possibilidade de integrar materiais como Dyneema, uma forte fibra leve, como sua assinatura em jeans.
JEANS EM BAIXA
As vendas totais de jeans nos Estados Unidos caíram 6% em relação ao ano passado, de acordo com dados recentes da empresa de pesquisa de mercado NPD Group. As vendas de jeans feminina foram um pouco pior, caindo 7%. O denim mais caro foi o que teve a maior queda. As vendas de jeans que custam US$ 75 ou mais despencaram 32,5% entre março de 2013 e março de 2014, segundo a NPD.
Em março, a Levi's demitiu 800 funcionários. Já em julho, a empresa anunciou uma queda de 76% no lucro do trimestre anterior, caindo de US$ 11,5 milhões para US$ 48,1 milhões durante o mesmo período no ano anterior.
Outras companhias encontram-se em situação semelhante, como a VF Corporation, que viu sua receita cair em 1% no último trimestre e a Lucky Brand Jeans que tenta encontrar o rumo após sua controladora Fifth & Pacific - atualmente conhecida como Kate Spade - descartar o negócio de denim e vendê-la uma empresa de capital privado em dezembro.
A VF, que também lançou jeans flexíveis para mulheres, está abrindo um centro de inovação em denim no final deste ano para garantir avanços na fabricação de modelos "revolucionários".
Fabricantes de jeans de pequeno porte também se mobilizaram. A Silver Jeans criou uma calça híbrida, que é ao mesmo tempo jeans e calça de ioga. Apelidado de “Joga Jeans”, as calças combinam o jeans tradicional com uma malha plush, se assemelhando a um moletom no interior.
MUDANÇA NO CONSUMO ATINGE CRIANÇAS
A mudança no padrão de consumo, no entanto, não se limita às mulheres adultas. As crianças também estão deixando o jeans de lado. Pela primeira vez na história, as calças leggings foram classificadas como a tendência mais popular entre os adolescentes do sexo feminino na primavera norte-americana deste ano, segundo um estudo da empresa de serviços financeiros Piper Jaffray.
— Jeans são tanto de um produto básico no guarda-roupa quanto uma camisa branca —disse Lauren Sherman, editora de internacional do site Fashionista. —Mas a moda é cíclica, e como qualquer marca ou item de vestuário, vai ganhar e perder popularidade conforme as mudanças de maré.
‘NOVO DENIM’
O movimento de distanciamento do jeans se deve ao aumento de roupas elásticas que funcionam também fora do ambiente de academia.
—Este é o novo denim — declarou o diretor-executivo da Gap Glenn Murphy sobre as leggings elásticas em fevereiro. Murphy disse que suas duas grandes marcas do mercado de massa, Gap e Old Navy, estariam migrando em direção às roupa mais confortáveis também. Agora, roupas esportivas devem ser apresentadas mais à frente das lojas, em vez de serem relegadas para o seu lugar habitual na seção de roupa íntima.
Do outro lado, empresas voltadas para o vestuário esportivo como Adidas e Nike também estão investindo em seus laboratórios.
—As empresas esportivas estão realmente se aprofundando em termos de design e tecido - disse o editor de mercado da revista InSyle, Ali Pew. — Eles não querem perder o cliente para todo mundo entrar no espaço.
Mesmo a Spanx, fabricante de roupas íntimas de emagrecimento que os devotos consideram nada menos que a magia da modelagem do corpo, entrou na luta do jeans. Seu novo lançamento promete combinar "a aparência do jeans com o conforto das leggings", tudo isso mantendo a "saliência indesejada escondida". Levi's e J Brand também têm linhas de jeans que prometem fazer os clientes parecerem mais magros.
Veículo: O Globo - RJ
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria