Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/08/2014 11:52 - Desafio do departamento de RH é reter talentos

De departamento gerenciador da folha de pagamento e responsável pelas contratações e desligamentos, a área de Recursos Humanos (RH) passa hoje, na prática, por forte transição. Tema de vários eventos e debates nos últimos anos, o setor agora começa a ser responsável pela organização e o desenvolvimento das lideranças corporativas, especialmente no momento em que a geração Z chega ao mercado.

Para a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) Elaine Saad, o cenário de estabilidade no nível de emprego, a demanda de novos cargos sendo suprida e a inconsistência da Geração Z (nascidos a partir da década de 1990), que não costuma se preocupar com planos de carreira, fez com que setor tivesse de se reorganizar e procurar novas soluções para reter talentos.

"O RH está passando por uma grande transformação. A princípio tinha função de apoio e agora passou a ter a de estratégia", disse a executiva, durante o 40º Congresso Nacional Sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2014), realizado esta semana, em São Paulo.

Outro termômetro apurado durante o evento é que uma das soluções mais discutidas pelas empresas diz respeito ao investimento no bem-estar físico dos funcionários. Pensando nisso, a Alelo, que administra cartões-benefícios, anunciou novos produtos para seus clientes: o carrinho de alimentos saudáveis e a máquina de sucos naturais. As empresas parceiras podem adquirir e oferecer a seus funcionários uma alimentação mais adequada. Os serviços fazem parte do Programa de Educação Alimentar da Alelo. "O engajamento vem quando você se sente bem com o que está fazendo. Por isso, oferecer um ambiente de bem-estar é essencial para reter novos talentos. O problema é quando a temática é muito tratada, mas pouco executada", afirma Ellen Muneratti, diretora Comercial, Marketing e Produtos Alelo.

De acordo com ela, a Geração Z não procura apenas resultados, mas ideais. E a flexibilidade e a qualidade de vida fazem parte dos novos propósitos deste grupo etário. A diretora afirma que os funcionários que adotam uma alimentação melhor e praticam atividades físicas regularmente conseguem trabalhar melhor. "Com mais disposição aumenta a produtividade", conclui.

Outra empresa que aposta em produtos de saúde é a Garmin, líder de vendas de produtos fitness. A companhia acabou de desenvolver soluções corporativas em fitness para programas de bem-estar. Os monitores Vivokí e as pulseiras Vivofit ajudam os clientes a controlar o batimento cardíaco, intensidade do sono e número de passos dados pelos funcionários ao longo do dia. Isso permite a análise do impacto das atividades rotineiras na saúde.

Para o gerente geral da Garmin, Eduardo Cortez, investir em saúde ajuda na redução de custos da empresa, além de diminuir o número de faltas ao trabalho. Mas não basta incluir uma série de atividades. A monitoração de cada indivíduo é chave para o resultado. "Muitas empresas realizam atividades como a ginástica laboral, mas não conseguem medir os resultados. É necessário que a área de Recursos Humanos consiga atualizar seus produtos tradicionais para aproveitar melhor os resultados e atingir objetivos de forma mais rápida", disse Cortez.

Tendência para PME´s

Contratar produtos e soluções tecnológicas ajudam os setores de recursos humanos a manter seus funcionários motivados, mas no caso de micro e pequenas empresas o custo acaba sendo um empecilho. Para superar esta dificuldade a Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria, Marcia Vespa, alerta que se a empresa não tiver uma equipe que consiga abranger todos os funcionários e lideranças deve procurar fornecedores que possam ajudar nessas atividades.

"Mesmo sem recursos é possível realizar atividades que motivem essa nova geração de trabalhadores, como permitir que contribuam intelectualmente e convivam em um ambiente agradável. Eles precisam é que o trabalho seja uma fonte de prazer", explica.

Segundo ela, a retenção de talentos é cada vez mais um problema que as companhias irão enfrentar. "Não importa o tamanho da empresa se ela não cuidar do funcionário. O RH deve ser um multiplicador de conhecimento e ir além de benefícios".

O vice-presidente da Global Saúde, Haroldo Fávero Maranhão, afirma que na hora de escolher benefícios as empresas devem optar pelos que consigam se moldar às suas necessidades. "Aqui na empresa nós desenvolvemos o produto de acordo com a realidade de cada cliente. Surgimos com o intuito de suprir a carência que algumas empresas tinham na hora de fornecer benefícios em medicamentos. Afinal, vemos que já não basta fazer um investimento para os funcionários. Com o tempo, é necessário que as soluções sejam cada vez mais atualizadas, justamente visando conseguir custo e benefício", ressaltou Maranhão.

Estratégia visual

Como estratégia para atrair a Geração Z, cada vez mais conhecida pela falta de concentração e comprometimento, por terem nascido em uma época em que os recursos multimídias estão cada vez mais avançados e presentes, as empresas perceberam a necessidade de criar novas estratégias baseadas no uso de games. A "gameficação" é atividade que permite oferecer aos funcionários benefícios com pontuação de jogos, o que tem sido utilizado para motivar e suprir a necessidade tecnológica desta geração.

Pensando nisso, o banco Citi abriu pela primeira vez uma seleção de trainees com esta proposta. Os candidatos deverão participar da etapa World Citi, um ambiente virtual interativo que terá como função avaliar os conhecimentos e o comportamento dos participantes. O jogo on-line deverá oferecer também informações sobre a organização.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>