Geral
18/08/2014 08:25 - Lojas da popular Rua 25 de Março, em São Paulo, agora vendem pela internet
No Rio de Janeiro, a Saara, outra área de comércio popular, tenta entrar na web
por Ana Paula Ribeiro / Nice de Paula
SÃO PAULO e RIO - Ir às compras na Rua 25 de Março, em São Paulo, maior centro de comércio popular da América Latina, exige uma certa preparação física e mental. O jeito mais prático para chegar ao local é de Metrô (estação São Bento), mas as facilidades acabam aí. Ao descer a Ladeira Porto Geral, caminho obrigatório para chegar às lojas que vendem de linhas para tricô a equipamentos eletrônicos (originais ou não), o consumidor terá que enfrentar uma multidão ávida por consumir, principalmente se a visita for perto de datas comemorativas, como Natal ou Dia das Mães.
Pensando no consumidor que não tem paciência para aglomerações ou mora em bairros afastados, ou em outras cidades, algumas lojas da região estão vendendo seus produtos pela internet. Na loja Atacadão do Artesanato, as vendas online já representam 30% do faturamento da empresa. Além de consumidores do interior de São Paulo, há um volume grande de remessas para o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
— A maioria dos clientes compra produtos para a festa do filho ou lembrancinhas. Para quem está longe, não compensa o investimento de vir até a 25 de Março — conta a proprietária, Cristiane Jorge Estrutti.
Para tornar a loja conhecida rede, ela tem investido em anúncios no Google. O cliente, porém, terá que se contentar com uma gama de produtos menor do que na loja física. Apenas 60% e 70% do que existe no estoque está no site, porque, segundo Cristiane, nem sempre há tempo hábil para cadastrar todas as mercadorias. Peças de difícil reposição também estão fora do ambiente virtual.
A M. Camicado, rede de artigos para festas, oferece leque menor de produtos na loja virtual. O gerente Rodrigo Takao explica que certos itens não podem ser enviados pelos Correios, como vidros e peças de isopor, comuns na área de decoração, uma das especialidades da loja.
— O preço praticado na loja e na internet é o mesmo. Já tentamos cobrar mais, mas a loja virtual também é uma vitrine para a loja física. Um preço maior poderia afastar o consumidor que vem aqui — disse.
Similar carioca da 25 de Março, o centro de comércio popular Saara, também tenta entrar do ramo de vendas on-line. A iniciativa, porém, ainda se restringe a poucas lojas. Segundo Ênio Bittencourt, presidente da Saara, das cerca de 1.200 lojas da região, menos de 15 vendem pela internet. Uma delas é o Palácio das Velas, que envia produtos para todo o país. O peso das vendas online no faturamento da empresa ainda é muito pequeno.
— O site vende sempre, mas não tem como comparar com a loja física. A variedade de produtos na internet também é menor — contou o subgerente Érico Barbosa.
A falta de sucesso é atribuída à própria cultura dos lojistas e clientes, à necessidade do consumidor de tocar o produto para avaliar a qualidade e ao baixo valor dos artigos. Muitas vezes o frete custa mais do que o produto.
Bittencourt, que também é proprietário da loja GMB Sports, que há oito meses também vende na web, acredita que o comércio da região vai ganhar mais espaço na rede.
— As vendas online do Saara ainda estão começando e vão crescer. O comércio em geral está muito fraco, precisamos procurar outros meios para vender e a internet é um deles — disse.
Veiculo: O Globo - RJ
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria