Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/08/2014 12:40 - Donas de casa: 61% pesquisam preço

O orçamento familiar apertado também as leva a procurar produtos em promoção nos pontos de venda

 

 

Ângela Cavalcante

 

A pesquisa de preços é relevante para adequar as compras ao orçamento familiar. As promoções também ganham destaque. Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores consideram promoções muito importantes na hora da compra

 

O consumidor brasileiro está mais consciente. Antes de comprar, ele começou a planejar, a racionalizar entre tempo e dinheiro, comparar preços, pesquisar em diferentes estabelecimentos, buscar promoções, exigir bom atendimento e passou a experimentar novos produtos, como forma de equilibrar o custo-benefício de cada mercadoria ou serviço e equilibrar o orçamento doméstico.

 

É o que indica o mais recente levantamento realizado pela Kantar Worldpanel, empresa internacional especializada em pesquisas e análises de consumo, sobre a mudança no perfil do consumidor no Brasil. O estudo mostra que 61% das donas de casa comparam preços antes de finalizar uma compra. O orçamento familiar apertado também as leva a procurar produtos em promoção nos pontos de venda. Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores consideram promoções muito importantes na hora da compra.

 

Com base na pesquisa, que consultou 11.300 lares em todo o País, a experimentação de novos produtos passou a ser valorizado pelos brasileiros. Cerca de 42% buscam por novos produtos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar.

 

O estudo revela também que a informação sobre o produto é outro item importante para a dona de casa. Dentre as entrevistadas, 66% gostam de receber dicas sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los.

 

Menos tempo

 

A Kantar Worldpanel demonstra em seu levantamento, que o consumidor está com menos tempo disponível e reduziu suas idas ao ponto de venda, o que resulta no aumento das compras de despensa e reposição.

 

"Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, em 2013 o percentual saltou para 72%, indicando que o brasileiro está mais organizado, econômico e preocupado com as compras de bens não duráveis, que impactam diretamente nos seus gastos mensais.

 

Local de compra

 

Conforme o estudo, passou o tempo em que os consumidores se mantinham fieis a um único ponto de venda. Enquanto no ano de 2001, 61% dos lares usavam pelo menos três formatos de estabelecimentos para se abastecerem, atualmente 84% das famílias adotam esse hábito de consumo. Essa mudança de comportamento tem impulsionado, segundo a pesquisa, do atacarejo. Os números apontam que, em 2013, esse canal de venda atingiu 13,5 milhões de lares.

 

Para a Kantar Worldpanel, a escolha do local de compra, por parte dos consumidores, está relacionada a disponibilidade de horários flexíveis, de bebidas geladas e prontas para beber, da possibilidade de compra a granel, de poucas filas e da oferta de produtos que ajudem a economizar tempo na cozinha.

 

Ceará

 

Embora a pesquisa não apresente detalhamento regional, Alex Araújo, diretor executivo da Fecomércio, garante que o Ceará experimenta mudança semelhante no perfil de consumo. "Essa realidade também é nossa. Grande parte dessa mudança decorre das alterações na demografia, com famílias menores e com pessoas de mais idade. Também hoje há mais integrantes da família trabalhando fora de casa e falta tempo para fazer compras diariamente ou semanalmente como era no passado", diz.

 

Para Alex Araújo, todas essas mudanças no estilo de vida das famílias impactaram diretamente na mudança do perfil de consumo, revelando um consumidor mais consciente que busca mais comodidade e está mais atento ao preparo dos alimentos do lar. "Associado a tudo isso, a maior preocupação com o orçamento doméstico, justifica o crescimento do atacarejo", explica.

 

O novo comportamento, segundo ele, mostra um consumidor mais cuidadoso como os preços, que planeja melhor as compras recorrentes. "Como nossa renda no Nordeste e no Ceará é mais baixa do que a média nacional, as mudanças se aplicam ainda mais a nossa realidade", afirma o diretor executivo da Fecomércio.

 

 

Veículo: Diário do Nordeste - CE

 

 





 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>