Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/08/2014 12:32 - Redes veem os smartphones como novo canal de negócio

Camila Abud


O uso do smartphone tanto como canal de vendas como para atendimento ganha atenção especial das empresas brasileiras no varejo. A integração do multicanal loja física, on-line e mobile, conceito denominado "Omny Chanel", tem atraído investimentos por conta da demanda gigantesca se pensar no País como o quarto do mundo em número de smartphones ativos.



O aparelho inteligente passa a ganhar cada vez mais funcionalidade e incrementar a receita das empresas que têm adotado aplicativos para trazer simplicidade à experiência de compra.Os consumidores hoje são tão dependentes dos smartphones, que ao analisar pesquisas norte-americanas vemos que um usuário de smartphone chega a consultar o celular 150 vezes por dia - seja para olhar o relógio, acessar redes sociais ou ler mensagens. Desta maneira, empresas de tecnologia têm desenvolvido soluções para potencializar o uso do aparelho e explorar esse nicho.


"No Brasil, algumas empresas ainda ignoram a ideia de que o mobile é o futuro, mas as classes C e D têm consumindo cada vez mais. São pessoas que não se importam com os créditos de ligação, então um atendimento mobile gratuito, mais acessível parece ser uma estratégia interessante se a empresa quiser realmente atingir o cliente em todas as áreas", declarou o professor da instituição de tecnologia Newton Paiva, Leandro Diniz Silva, que é especialista na área de e-commerce.


Segundo ele, com o smartphone se tornou possível popularizar o acesso à tecnologia, pois boa parte das famílias ainda não tem lap top ou computador em casa, mas geralmente têm smartphones e com eles acessam a internet. "Existe uma demanda muito alta nesse sentido. Já se vende mais smartphones do que PCs. O usuário olha o equipamento a todo instante, pois tem preferência de interagir com o aparelho. Contudo, falta muita qualidade de conexão para todas as experiências de compras com esse mobile".


Na perspectiva de aproveitar o produto e fidelizar o consumidor, empresas como a Hotel Urbano e a NetShoes são algumas das que já oferecem atendimento por smartphone, envolvendo da pré à pós-venda. Ontem, a Netshoes anunciou ter integrado a plataforma mobile com outros canais de venda, pois acredita que se o cliente iniciar a navegação ou a compra no desktop ou pelo site mobile, ele poderá continuar pelo aplicativo. Assim, conectar as plataformas e o consumidor permitirá ao cliente receber notificações em casos de novos produtos no estoque, além de estar no mailing de promoções personalizadas. "Hoje, 64% das visitas via mobile que recebemos em nossa loja são por dispositivos Android. É um grande e importante número de consumidores", diz o CMO da Netshoes, Juliano Tubino.


Sem frustração

Segundo pesquisa anual da Accenture Global Consumer Pulse, que estudou a experiência de quase 13 mil consumidores em 32 países, há uma grande expectativa do cliente por atendimento de qualidade, mas normalmente ele fica frustrado com a longa espera em linha ou aguardando uma resposta, e quando ao telefone, cansa de repetir informações e dados em vários canais e para atendentes diferentes.

 

Conforme o diretor comercial da empresa de tecnologia NeoAssist, Albert Deweik, estima-se que 26 milhões de pessoas ficam conectadas no smartphone para fazer compras e acessar redes sociais, mas para as lojas virtuais a falta de interação humana pode tornar mais difícil transmitir ao cliente mais segurança. Neste sentido, porém, a NeoAssist desenvolveu uma plataforma que tem sido utilizada pelas principais lojas de comércio eletrônico e centrais de atendimento. Assim, dispositivos móveis desenvolvidos pela NeoAssist para Android e iOS permitem fornecer via chat, e-mail, atendimento inteligente e chamada telefônica com apenas
um toque uma alternativa ao mercado corporativo.

 

Segundo Deweik, a empresa acredita que receber o cliente via celular (por chat) pode ser eficiente, tendo em vista que atualmente o atendimento por telefone é um dos quesitos mais contestados no Reclame Aqui. "O aplicativo (App) para atendimento ao consumidor nos dispositivos móveis atende a demanda das empresas que estão de olho no crescimento das vendas via mobile. A expectativa é que o setor cresça 35% neste ano de 2014 nos Estados Unidos e 45% nos países emergentes", ressaltou ele.

 

O diretor explicou que o App agrada os consumidores especialmente pela funcionalidade do chat instantâneo, parecido com o Whatsapp. "As empresas estão investindo em soluções abrangentes e multicanais. Usando o aplicativo, as informações e esclarecimentos de dúvidas ficam literalmente na mão do consumidor", afirma. Ele ressalta que o aplicativo oferece o Atendimento Inteligente, com respostas imediatas a dúvidas 24 horas e sem intervenção humana, o que gera atendimento ininterrupto.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>