Geral
15/08/2014 12:14 - Natura busca recuperar fatia em desodorante
Por Adriana Meyge | De São Paulo
A Natura lança, a partir de setembro, uma linha de desodorantes que marca sua entrada no segmento de aerossol. A expectativa da empresa de venda direta é reverter a tendência de perda de mercado na categoria nos últimos anos. A empresa é a segunda maior vendedora de desodorantes do Brasil, após a Unilever.
O lançamento, batizado de "ecocompacto", é um desodorante com o mesmo rendimento de um aerossol padrão de 150 ml, porém, a embalagem tem metade desse volume. Isso é possível porque a válvula do produto exige menos gás propelente para funcionar, uma tecnologia importada.
A participação de mercado da companhia em desodorantes caiu de 12,7% para 9,7% nos últimos três anos. "Perdemos espaço nessa categoria porque não tínhamos aerossol, hoje o principal aplicador do mercado", disse o vice-presidente de marcas e produtos da Natura, José Vicente Marino. A empresa não encolheu nos outros tipos de aplicadores, diz ele. A empresa lançará o aerossol em cinco linhas de produtos masculinas e femininas até o fim do ano.
O Brasil tem o maior mercado de desodorantes do mundo, com vendas de US$ 4,8 bilhões em 2013, segundo a Euromonitor. O aerossol é o aplicador que mais cresce. Em 2009, essa versão representava 31% de todo o mercado e, em 2013, chegou a 50%.
A líder Unilever tem 38,5% do mercado. A companhia afirmou, por meio de nota, que foi pioneira em lançar desodorantes comprimidos, há quase dois anos, na Europa, mas não informou sobre planos de trazer a inovação ao Brasil. A Natura será a primeira a lançar tecnologia semelhante no país. A nova embalagem usa 15% menos alumínio e emite 48% menos gás carbônico em relação ao padrão.
A fabricação será terceirizada. A novidade chega em momento de amadurecimento da indústria de aerossol no país, que se desenvolveu de olho no potencial do mercado. O uso do aplicador cresce a uma taxa anual de 20%, impulsionada pela sofisticação do consumo permitida pelo aumento da renda do brasileiro.
A indústria desse aplicador se instalou na Argentina, onde o governo subsidia os gases usados nos aerossóis. Investimentos em capacidade produtiva no Brasil possibilitaram o início de uma migração da produção para o país, principalmente no último ano.
A alemã Nivea, terceira maior no ranking de desodorantes, com 9,6% do mercado, passou a fabricar aerossóis no país em 2014, para complementar a importação da Argentina. O que motivou a decisão foi estar mais perto do mercado e aumentar a flexibilidade para atendimento da demanda, disse a empresa, em nota. A americana P&G, dona da Gillette, também optou nos últimos anos por fabricar no país. A brasileira Hypermarcas, dona de Monange e Bozzano, já fabrica aqui há mais tempo para se proteger das oscilações cambiais.
Segundo fontes de mercado, a Unilever vai produzir desodorantes em aerossol em sua nova fábrica em Aguaí (SP), prevista para 2015. Procurada, a empresa informou que ainda não definiu as linhas de produção da unidade. Atualmente, os produtos da empresa com esse aplicador são importados da Argentina.
Há três anos, as distribuidoras de gás Liquigás (da Petrobras) e a Ultragaz (da Ultrapar) abriram unidades de purificação dos gases usados como propelentes em aerossóis em Mauá (SP). A Liquigás vai investir para aumentar a capacidade de 20 mil toneladas ao ano para 50 mil toneladas ao ano em 2015, diz Roberto Jorge de Souza, diretor de GLP a granel da empresa. A expectativa é encerrar 2014 com uso de 75% da capacidade. Segundo Adriano Biral, gerente de mercado granel da Liquigás, o potencial do mercado ainda é expressivo. Os brasileiros consomem, em média, cinco unidades ao ano. Na Argentina e na Europa, são 12 a 14 unidades per capita.
A Ultragaz tem capacidade instalada para purificar 6 mil toneladas ao mês (cerca de 70 mil toneladas ao ano). Para o gerente de mercado da empresa, Hermano Corinti Jordão, o mercado nacional está ganhando confiança das multinacionais. "Estimamos conseguir atender a 100% da migração dos outros países para o Brasil". O processo de filtragem elimina odor, umidade e partículas indesejadas do gás, para ser usado no envase de produtos de consumo, como desodorantes, inseticidas, repelentes e medicamentos.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria