Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/08/2014 08:04 - Ceasa Minas: 80% dos compradores vendem produtos em um raio de até 130 km

Uma pesquisa feita pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) identificou que 80% dos compradores que freqüentam a unidade de Contagem, na região metropolitana, revendem os produtos em um raio de até 130 quilômetros do entreposto. Para fazer o transporte de mercadorias, 40% dos compradores utilizam caminhões-baú, 29% usam veículos utilitários e apenas 0,52% usam veículos refrigerados.

"A proximidade com o comprador demonstra a importância que temos em Minas Gerais, apesar de sermos uma central de abastecimento que fornece produtos para outros estados", disse o coordenador da pesquisa e chefe do departamento técnico da Ceasa Minas, Wilson Guide.

A pesquisa indicou também que 52,7% da população de Minas Gerais tem, no varejo de seus municípios, produtos comercializados no atacado da Ceasa Minas em Contagem. Além disso, 52,7% dos compradores que vão ao entreposto de Contagem têm como principais itens de compra produtos como cereais, industrializados alimentícios e não alimentícios, além de serviços.

Isso demonstra, segundo Guide, o quanto é importante que uma central de abastecimento tenha um mix de produtos variados e que vá além dos hortigranjeiros. Ainda de acordo com o estudo, outros 47% dos compradores freqüentam o entreposto para comprar, principalmente, os hortigranjeiros.

Origem - Mais um dado importante revelado pela pesquisa é que 54% dos compradores entrevistados trabalham para sacolões e pequenos supermercados. As grandes redes de supermercado respondem por 1% do total de compradores. Mas isso não significa que eles compram apenas 1% do que é comercializado no entreposto de Contagem. Além disso, os grandes supermercados procuram produtos atípicos, sazonais ou regionais, tais como jiló, vagem e tomate-cereja.

Outros 18% dos compradores trabalham para restaurantes, padarias, bares, hotéis e lanchonetes. Para 46% deles, os produtos industrializados alimentícios são os preferidos, superando a compra de hortigranjeiros. O mesmo ocorre para 38% dos compradores de pequenos supermercados.

Dentre todos os entrevistados, 21% afirmaram vir até o entreposto de Contagem cinco vezes na semana. Entretanto, a maioria, 26%, vai ao mercado duas vezes por semana. O estudo também mostra que as mulheres já representam 14% do total de compradores.

Sobre a a qualidade dos serviços oferecidos pela Ceasa, 63% dos compradores disseram que a limpeza do entreposto atende bem ao público, 79% consideram que os horários de comercialização são adequados, 63% dos compradores usam a informação de mercado e se informam sobre os preços usando o painel do Mercado Livre do Produtor (MLP).


Desafio - Para 47% dos compradores, o principal desafio que a Ceasa Minas tem que superar é o trânsito. Com esse objetivo, o Conselho de Administração da Ceasa Minas aprovou, em reunião realizada em 11 de julho, a construção de um pátio logístico com capacidade para 2.500 veículos leves, próximo ao pavilhão Z. O projeto de engenharia está pronto e o edital, em elaboração.


A pesquisa do perfil do comprador foi feita entre os meses de dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram entrevistados 386 compradores em 39 pavilhões da Ceasa Minas.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>