Geral
04/08/2014 10:28 - Vendas da Whirlpool caem durante a Copa mas empresa aposta na recuperação
Presidente da Whirlpool Latin America falou aos empresários de Joinville na Acij
Claudio Loetz
O presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, deu um tom otimista na fala a empresários em Joinville. Com desemprego de apenas 5%, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para a multinacional.
A companhia mapeia o comportamento do consumidor em mil municípios brasileiros
a cada trimestre.
O executivo faz um alerta importante: as eleições para senador e deputado federal são vitais. Brega diz que há um esboço de movimento para o Legislastivo a ser eleito se transformar em um Congresso Constituinte.
Destacou que a sua fala expressa ideias pessoais e não representa opiniões da empresa.
OTIMISTA
— Sou um otimista com os pés no chão. Há uma diferença importante entre perda e frustração. Perda foi o que nós, brasileiros, sentimos com a derrota da seleção de futebol para a Alemanha, por sete a um. Frustração é uma percepção que decorre da situação macro.
O Brasil poderia estar melhor, mas é necessário reconhecer que tivemos conquistas. O copo está meio cheio ou meio vazio, depende de como se enxerga. Na Whirlpool, não trazemos mais analistas econômicos para dar palestras.
TECNOLOGIA
— A Embraco, que pertence ao Grupo Whirlpool, tem mais de mil patentes de inovação depositadas nos Estados Unidos. Este número só é menor do que o de patentes da Petrobras. Nós reconhecemos o apoio do governo federal no campo da tecnologia e inovação. Finep, BNDES, Ministério da Ciência e Tecnologia fazem bom trabalho e tem técnicos competentes. De cada quatro refrigeradores vendidos no mundo, um usa compressor da Embraco.
TEMPO
— Dez por cento de meu tempo dedico a responder aos acionistas e ao comando global da Whirlpool para explicar os fatos que são manchetes dos principais jornais brasileiros. Busco informações em dados para argumentar.
DESEMPENHO
— O segundo trimestre deste ano foi muito ruim. Nós sabíamos disso. Sabíamos que teria Copa do Mundo e que os negócios iriam esfriar. A venda de geladeiras caiu 10% e a de lavadoras recuou 15%. Agora, depois da Copa, vai recuperar.
CUSTO
— Um dos problemas no Brasil é o custo trabalhista. Se pegarmos a China como base, vamos encontrar no México custo 15% mais elevado. No Brasil, na mesma base de comparação, o acréscimo é de 80% em relação aos chineses. O brasileiro trabalha, em média, 285 dias por ano. Os mexicanos, 305.
PERSPECTIVAS
— Não espero e não haverá nenhuma mudança disruptiva em 2015, independentemente de quem vencer as eleições presidenciais. A inflação preocupa. E é preciso atacar a expectativa inflacionária e o retorno da indexação de preços.
SEGUNDO DO MUNDO
— No geral, o Brasil é o segundo ou terceiro maior mercado de consumo do mundo. Para nós, da Whirlpool, é o segundo. Só perde para os Estados Unidos. A fábrica em Joinville produz 4,1 milhões de refrigeradores por ano. Isoladamente, é a maior fábrica do mundo.
ECONOMIA
— A Embraco desenvolveu tecnologia para reduzir o consumo de energia em 30%. Há 60 milhões de refrigeradores no Brasil e só um modelo da Brastemp usa esta tecnologia. Há muito a avançar aí.
TRIBUTOS
— Há mais de 140 taxas e impostos em vigor no Brasil. Isso gera litígios em razão da complexidade da legislação. Depois do fumo, o eletrodoméstico é o produto mais taxado.
PIB
— O produto interno bruto (PIB) não cresce nem 2% no próximo ano. A inflação ficará ao redor de 6,5%. O câmbio vai ficar em torno de R$ 2,40. E a taxa de desemprego deve ser semelhante à atual.
CHINA
— A China tem planejamento de longo prazo. Eles seguem planos quinquenais, e isso o Brasil não faz. Sentimos falta de direcionamento. Um fato: somos a única empresa brasileira a produzir lava-louças no País. Dado importante: ao se usar o lava-louça, se consome seis vezes menos do que se lavar à mão, na pia. Isso foi testado.
DESONERAÇÃO
— Muitos se queixam de elevada carga tributária. É preciso perceber que a redução do INSS sobre a folha de pagamentos e a manutenção de IPI reduzido para automóveis, na prática, diminuem a carga tributária.
DESEMPREGO
— O Brasil tem desemprego de 5% em média. É um índice muito bom. A Whirlpool mapeia o perfil de consumo dos moradores de mil municípios brasileiros a cada trimestre. Um percentual tão baixo de desemprego é um ativo muito importante para companhias que vendem para o varejo.
LEGISLATIVO
— A grande discussão é quem vai ser o próximo senador e quem será eleito para deputado federal. Isso é muito importante. Porque é lá, no Congresso, que se fazem as leis. Importantíssimo observar que já há um movimento na direção de que o Congresso, a ser eleito, seja um Congresso Constituinte.
Veículo:Jornal de Santa Catarina
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria