Geral
29/07/2014 08:35 - Alimentos especiais para idosos tornam-se uma "febre" no Japão
Gelatinas que podem transformar-se em filetes ou pós que viram cenouras são alguns dos produtos específicos para idosos desenvolvidos pela indústria japonesa, que encontrou um filão no envelhecimento da sua sociedade.
Cada vez mais empresas japonesas apostam em produtos alimentares exclusivamente destinados aos consumidores de idade avançada, com características como uma textura mais suave do que o habitual ou pré-cozinhados e embalados individualmente.
Estes produtos podem ser encontrados nos supermercados com rótulos como «sénior» e com características adaptadas às dificuldades para mastigar e para engolir dos mais velhos, e preparados para se encaixar nos seus hábitos de consumo.
Muitos japoneses com mais de 65 anos vivem e comem sozinhos - entre 20% e 40%, segundo dados da Associação Japonesa da Dieta -, o que tem feito os fabricantes optarem por apresentar os produtos em porções individuais e quase prontos para consumo.
Uma das empresas de ponta neste nicho de mercado é a especializada em suplementos alimentares Nutri Co, que lançou uma linha de gelatinas e pós a partir de produtos desidratados, que depois de reconstituídos têm um aspecto muito parecido ao de alimentos naturais e propriedades nutricionais semelhantes.
A partir destes produtos podem ser preparados substitutos de tomates ou cenoura, udon (os macarrões grossos japoneses), filetes de frango e de atum e até hambúrgueres, alimentos que na textura original seriam difíceis de comer para pessoas que já perderam dentes ou têm problemas de deglutição.
Embora estes alimentos sejam distribuídos principalmente em hospitais e residências para idosos, a empresa japonesa promove o consumo caseiro com um serviço de entrega e publica diversas receitas na Internet para estimular a preparação de pratos mais atraentes que os tradicionais purés para idosos.
A gigante japonesa Ajinomoto também desenvolve desde 2009 este tipo de artigos dentro da marca «Medimeal», concebidos com a intenção de reforçar as funções digestivas, estimular o apetite e aumentar a contribuição nutricional, como explica no seu site.
Os produtos, sopas, gelatinas, pudins e outros formatos foram concebidos «com ênfase no sabor, um factor que tradicionalmente foi ignorado nos alimentos de uso médico», justificou a empresa.
O grupo Seven & I HD, o quinto maior do mundo no sector, promove uma linha com o rótulo «Seven premium» especialmente voltada para as pessoas que vivem sozinhas e as de idade avançada, e que inclui porções individuais e congeladas.
O mercado para pessoas de idade avançada que requerem cuidados de assistência ultrapassou os 102 mil milhões de ienes em 2012, valor que aumentará 26% até 2020, segundo dados do analista de mercado Fuji Keizai.
Outro estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Daichi Life Research apontou que a despesa de consumo anual dos idosos passará de 40% do total do consumo pessoal.
Os dados demográficos mostram que a tendência de envelhecimento da sociedade japonesa continua firme diante da baixa taxa de natalidade e, segundo os cálculos do governo japonês, os cidadãos com mais de 65 anos serão quase 40% da população total do país em 2060.
Veículo: Diário Digital
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria