Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/07/2014 11:47 - Açaí será vendido com selo de qualidade

O anúncio foi feito ontem em reunião de batedores com Zenaldo Coutinho



O açaí vendido em Belém vai ter selo de qualidade. Esse é mais um instrumento de informação ao consumidor, garantindo que o produto comercializado é de confiança. Ele será afixado nas paredes de cada estabelecimento que segue as normas corretas de manipulação do produto. O certificado de qualidade do açaí foi anunciado ontem durante uma reunião entre o prefeito Zenaldo Coutinho, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária do município e estado, representantes da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e com o presidente da Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), Carlos Noronha. A preocupação aumentou depois que a vigilância sanitária fiscalizou vários estabelecimentos e encontrou muitos problemas com a manipulação do produto, como a mistura do fruto com acetona ou tapioca e a falta de branqueamento.

“Com o selo, vamos proteger o bom batedor de açaí, com suas boas práticas de manipulação, e o consumidor. E a nossa preocupação aumentou após serem identificadas várias práticas péssimas com o fruto. O selo será o certificado de qualidade do açaí. É uma parceria entre os órgãos de saúde do município e do estado, a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Secretaria de Economia, entre outros. Vamos fazer ações integradas para que possamos fiscalizar e emitir o selo. Essa será uma informação a mais de que o produto comercializado passou por todas as práticas higiênicas possíveis e não irá prejudicar a saúde”, afirmou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, garantindo que o selo de qualidade do açaí começará a ser distribuído em agosto. “Durante o mês de agosto, os batedores de açaí que já fazem as boas práticas vão ganhar o selo. Também vamos determinar um prazo para que os outros se adequem e façam o procedimento de maneira correta, utilizando a máquina de branqueamento. Vai ser  tolerância zero ao não branqueamento do produto”, comentou.  

O presidente da Avabel, Carlos Noronha, explicou que o tanque de branqueamento serve para esterilizar o açaí. “O batedor coloca o fruto em uma água a 80°C por dez segundos. Tira dessa água e joga na água fria, amolecendo o produto. Depois, ele coloca na máquina para bater. Nesse processo é garantinda a qualidade do açaí”, detalhou.

A Região Metropolitana de Belém possui mais de cinco mil batedores de açaí. Desse total, apenas 200 possuem a máquina de branqueamento. “Mas nada impede o batedor de garantir um açaí de qualidade ao consumidor. O batedor tem acesso à linha de crédito tanto do Credcidadão como do Banco da Amazônia. Ambos com linha de crédito com juros baixos. Ele terá na linha de crédito o prazo de três meses para começar a pagar o empréstimo. Ou seja, há recursos para que o batedor possa ter acesso ao equipamento. No entanto, ele não precisa usar apenas a máquina. Ele pode fazer o branqueamento de maneira artesanal. Com panelão, fogão, um termômetro. Claro que dificulta um pouco, mas pode ser feito manualmente. Além disso, o espaço físico onde é feito esse produto também é importante. Não pode ser de madeira e os objetos não devem ser de plástico”, comentou Carlos Noronha. 

Para o secretário estadual de agricultura, Andrei Castro, o selo é uma forma de instruir os consumidores a comprarem o produto com o certificado de qualidade. Ele também lembrou que a reunião serviu para ver uma forma de garantir os tanques de branqueamento para cada batedor. “Vamos procurar dar estrutura para que os batedores consigam o selo. O governo já fez isso ao doar 100 tanques de branqueamento aos batedores. Também vamos aumentar a fiscalização e os que não estiverem qualificados dentro do prazo determinado serão penalizados”, explicou.



Veículo: O Liberal - PA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>