Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/07/2014 14:22 - Pesquisa Ipsos/G4 revela o comportamento do brasileiro em relação ao atendimento das empresas

O telefone é pelo segundo ano consecutivo, o canal de comunicação mais utilizado pelos brasileiros no último ano entre os canais de atendimento ao consumidor avaliados, de acordo com a pesquisa que analisa o comportamento no relacionamento com as empresas feita pelo Ipsos e encomendada pela G4 Solutions.

A pesquisa, realizada em nível nacional com mil brasileiros em 70 cidades do Brasil, sendo nove regiões metropolitanas, contempla aspectos como preferências no formato de atendimento, dificuldade na resolução das solicitações e influência da qualidade do atendimento na decisão de compra de produtos e serviços.


Do total de entrevistados neste ano, 28% optaram pelo telefone como meio para contatar as empresas, ante 20% em 2013. Em segundo lugar está o email com 9%, mensagens nas redes sociais 6% e formulário de contato no site ou fale conosco com 3%.

"O telefone é o canal mais utilizado, mas existe um aumento de relevância das redes sociais e do e-mail. Quando o consumidor tenta duas, três vezes o contato com a empresa seja por telefone ou email e não tem a sua questão resolvida, a estratégia é se manifestar nas redes sociais para que o assunto se torne público ou até mesmo um desabafo. Isso mostra a necessidade de as empresas buscarem inovações, além de estruturar e qualificar o atendimento" analisa o diretor de marketing e vendas da G4, Erik Mazzei.


Formato de atendimento preferido dos brasileiros
Do total de consumidores que entram em contato com as empresas a partir dos canais de atendimento avaliados, a maioria, 88%, preferem ligar e falar com o atendente, 8% acessando o site por meio de chat de atendimento ou mensagem de email. A pesquisa ainda mostra que 4% preferem ‘resolver sozinho' usando um aplicativo.


"O consumidor tem a necessidade de falar com alguém quando entra em contato com a empresa. O fato de o canal telefônico ser o mais utilizado para falar também corrobora este posicionamento, ainda assim, o índice de resolução das solicitações no primeiro contato neste canal é baixo. Isso explica os 4% de pessoas que preferem resolver sozinhas, por meio de aplicativos", avalia Mazzei.

Do total de pessoas que entraram em contato utilizando o canal telefone no último ano (28%), quando perguntados sobre a resolução do assunto que os motivaram a contatar a empresa, 31% resolveram a questão no primeiro contato, 23% no segundo, 15% no terceiro, 6% no quarto contato e 7% no quinto ou depois disso. Ou seja, 28% dos brasileiros tiveram que ligar três vezes ou mais para resolver o assunto e 18% afirmaram que não conseguiram solucionar a demanda.

Para os 9% que utilizaram e-mail, quando perguntados sobre a última vez que utilizaram o serviço para resolver um assunto, 50% resolveram no primeiro contato. Cerca de 17% resolveram no segundo contato, 11% no terceiro contato, 4% no quarto contato e 2% no quinto contato ou depois disso. 16% dos entrevistados não conseguiram resolver o assunto. "O índice de não resolução absoluta é alto, o que favorece a utilização de aplicativos para resolução de demandas de forma mais autônoma e independente por parte do consumidor", avalia Erik.


Deixar de comprar porque o canal de atendimento é ruim

A qualidade do atendimento nos canais interfere na decisão de compra de produtos e serviço. 20% dos brasileiros já deixaram de comprar por saber que os sistemas de vendas por telefone eram ruins (principalmente da capital e regiões metropolitanas, em que 26% declararam já terem deixado de comprar de uma empresa por esse motivo).


No segundo lugar, 17% deixaram de comprar por saber que o SAC da empresa deixa a desejar e 14% porque o e-commerce é ruim. "A baixa qualidade dos serviços de atendimento ao cliente é confirmada pelas complicações dos call centers em resolver no primeiro contato. Isso impacta negativamente na imagem de marca e leva o consumidor pensar duas vezes antes de comprar produtos e produtos e serviços", analisa Erik.

"A utilização do telefone cresceu em 8 pontos percentuais em 2014 comparado a 2013 e continua sendo o canal mais usado, no entanto, o estudo aponta que o índice de resolução de solicitações no primeiro contato ainda é baixa. Na análise da G4 esta questão pode explicar a insatisfação dos consumidores com algumas marcas e os consumidores deixam de comprar produtos e serviços porque percebem que o atendimento ao cliente deixa a desejar.


Neste cenário, as soluções que proporcionem autonomia e independência aos usuários tornam-se uma esperança para melhorar a qualidade no atendimento das empresas. Os aplicativos mobile, por onde o consumidor pode resolver sozinho suas demandas, já representam 4% da preferência do brasileiro como canal de relacionamento com as empresas", pondera Erik Mazzei.


Sobre a G4 Solutions

Empresa brasileira desenvolvedora de tecnologia para o mercado de call center. Com dez anos de atuação no setor, oferece soluções que atendem as necessidades do mercado nacional por meio da linha Contact Studio®, composta por plataforma de voz, roteador, discadores, gravadores de voz e telas, até soluções de otimização de processos e gestão remota. Disponibiliza ainda ferramenta para desenvolvimento do sistema de atendimento (front-ends). Todos estes produtos podem ser implantados de forma modular ou unificada (all-in-one).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da G4 Solutions


I

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>