Geral
15/07/2014 11:37 - Mercado de panificação revisa projeção para 2014
A indústria brasileira de panificação e de confeitaria revisou suas projeções de crescimento para 2014, após registrar uma retração das vendas no primeiro semestre do ano, segundo a Sampapão - sigla usada para agregar o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria de São Paulo. A expectativa de registrar alta de 8,7% neste ano , mesma taxa contabilizada em 2013 pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), caiu para 5%, conta o presidente do Sampapão, Antero José Pereira. No ano passado, esse segmento faturou R$ 76,405 bilhões, conforme dados da Abip.
"Todos os setores estão sendo impactados pelo desaquecimento observado no consumo. Na época da Copa do Mundo, as vendas foram bem afetadas. Por isso, revimos as projeções para o ano", diz Antero José Pereira, em entrevista ao DCI. Para o executivo, porém, a queda não deve afetar a indústria nacional de equipamentos destinados para padarias, nem os fornecedores de matérias-primas, como no caso do trigo, pois a necessidade das padarias de investir no espaço de produção deve manter as vendas.
"No setor de panificação, a maioria dos parques industriais ainda segue obsoleto, o que evidencia a necessidade de investimentos dos empresários no local de produção", explica Pereira. "Os fabricantes de máquinas e equipamentos, portanto, seguirão vendendo diante da forte demanda", completa.
Outra grande oportunidade de negócios para os produtores de máquinas, segundo Pereira, está na comercialização de aparelhos voltados para as cadeias de frio, usadas para conservar por um maior período de tempo os alimentos produzidos pelas padarias e confeitarias, como no caso dos pães.
"Um dos grandes desafios do setor de padaria nos próximos anos consiste na utilização da sua cadeia de frio, ainda pouco desenvolvida", afirma Pereira. "Isso já é uma tendência no setor e deve ganhar cada vez mais espaço entre as empresas de panificação, o que gera outra grande oportunidade de negócios para a indústria de equipamentos", diz o executivo.
Já os fornecedores de matérias-primas podem elevar as vendas com a comercialização de misturas para a produção de pães especiais, como aqueles sem glúten, light ou com vários tipos de grãos, como a linhaça. "As panificadoras já contam com um bom portfólio de pães especiais e a procura por este item por parte dos consumidores também cresce. Além disso, eles têm um valor agregado maior", finaliza.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria