Geral
15/07/2014 09:02 - Intenção de consumo cai 2,5% em junho, diz FecomercioSP
A intenção de consumo caiu 2,5% na capital paulista na passagem de maio para junho. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fechou em 110,8 pontos, atingindo novo recorde negativo da série iniciada em agosto de 2009. Na comparação com junho de 2013, a queda foi ainda maior, de 15,1%. A expectativa da instituição é de que a tendência de declínio deve continuar nos próximos meses.
De todas as categorias que compõem o indicador, a avaliação sobre o momento para compras de bens duráveis foi a que mais caiu (-8,3%), aos 87,5 pontos, seguida pelo recuo de 3,8% sobre a perspectiva de consumo, com 103,8 pontos registrados em junho. Também apresentaram queda os quesitos "Emprego atual" (-1,5%, 125,9 pontos), "Renda atual" (-2,3%, para os 126,9 pontos) e "Perspectiva profissional" (-2,9%, aos 112 pontos).
A pior pontuação entre as variáveis do indicador foi observada no quesito "Nível de consumo atual", que apresentou queda de -0 5% no período, batendo os 86 pontos. Entre todas as categorias do indicador, apenas "Acesso ao crédito" avançou de maio para junho (0,9%), atingindo os 133,7 pontos.
Segundo economistas da FecomercioSP, o resultado negativo é consequência das altas taxas de inflação, que têm "pressionado insistentemente o orçamento doméstico". Há ainda o temor em relação ao futuro, provocado pelo crescimento mais modesto da renda. O desaquecimento no mercado de trabalho também contribui para segurar o consumo dos paulistanos.
Economistas avaliam ainda que a falta de água em alguns bairros da capital paulista e as recentes paralisações no transporte público (ônibus e metrô) também são fatores que justificam o mau humor atual das pessoas que vivem em São Paulo. Para os próximos meses, a Federação projeta que o indicador deve continuar em queda, na medida em que não se percebe sinais de melhoria do cenário econômico brasileiro em curto prazo, "além de uma 'ressaca' após a Copa do Mundo".
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria