Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/07/2014 12:02 - Querida, encolhi a comida

Mudanças demográficas, nos hábitos do consumidor, na renda e tentativas de acomodar a inflação explicam por que as embalagens estão cada vez menores


RICARDO MIOTO DE SÃO PAULO

Se os preços pararam de aumentar diariamente, algo mudou nas prateleiras dos supermercados nos últimos 20 anos, desde a implementação do Plano Real: várias embalagens diminuíram.

Entre os exemplos, estão bandejas de iogurte, pacotes de biscoito recheado e de papel higiênico (veja quadro).

Há duas explicações principais para isso. Por um lado, há razões demográficas e de comportamento do consumidor. Por outro, reduzir embalagens sem cortar preços pode ser uma maneira de acomodar a inflação.

A principal razão demográfica é a redução no tamanho das famílias. Enquanto em 1991, segundo o IBGE, 1,9 milhão de brasileiros moravam sozinhos, em 2012 esse número já chegava a 8 milhões.

Além disso, aumentou também o número de casais sem filhos, como aponta a especialista em estudos populacionais Ana Silvia Volpi Scott.

"Mais e mais casais estão optando por isso. É uma mudança sensível para uma sociedade em que, até poucas décadas atrás, as pessoas eram educadas para se casar e procriar, como se o sucesso da família ou mesmo a felicidade dependesse disso."

Com pouca gente em casa, aumenta a demanda por produtos com embalagens menores --especialmente no caso de perecíveis.

No campo dos hábitos de consumo, é preciso levar em conta que há hoje tanto maior renda como maior variedade de produtos, lembra o professor da ESPM Fábio Mariano.

Ele cita o caso dos xampus: "Hoje, não se compra mais só um pote grande para a família inteira, mas vários, de diferentes tipos, conforme os gostos de cada um".

Há ainda as próprias limitações de renda da nova classe média --embalagens menores tornam o consumo mais acessível.

Além disso, a queda da inflação tornou as compras mais picotadas --as famílias pararam de fazer estoque em casa. Ir ao mercado e encher dois ou três carrinhos se tornou uma cena mais rara.

A decadência da compra mensal também deixou uma vítima: os enormes hipermercados, cujo modelo de negócios entrou em crise.

MAQUIAGEM

Nem tudo foi adaptação às novas necessidades do consumidor, porém. Do Plano Real para cá, em vários momentos fabricantes se opuseram a consumidores e governo, que acusavam "maquiagem" nas embalagens --elas teriam menos conteúdo, mas continuavam custando o mesmo. Seria uma espécie de inflação disfarçada.

No começo da década de 2000, tais casos se tornaram tão frequentes que o Ministério da Justiça emitiu uma portaria obrigando os fabricantes a destacarem nas embalagens avisos sobre eventuais reduções. O argumento era que o consumidor estava habituado a determinada quantidade, e alterações poderiam induzi-lo ao erro.

"Um caso típico foi o do papel higiênico, em que a percepção do consumidor sobre a quantidade de metros em cada rolo é limitada --afinal, ninguém mede isso no supermercado", afirma Mariano.

Ele afirma, porém, que nem todas as reclamações sobre produtos menores e preço maior procedem.

"A redução da embalagem leva a maiores custos operacionais. É preciso compreender que isso é repassado para o consumidor. É natural que, ao procurar, por exemplo, bandejas de iogurte menores, o consumidor acabe pagando mais por unidade."



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>