Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/06/2014 10:53 - Inverno aquece as vendas de aparelhos domésticos no País

Bruna Kfouri

SÃO PAULO

A chegada do inverno deve trazer bons resultados aos fabricantes nacionais de eletrodomésticos e eletroportáteis, como a Cadence e a Wanke. Além de elevarem a sua produção, ambas projetam para o período alta de até 50% nas vendas deste ano na comparação com 2013. Entre os principais compradores estão os mercados das regiões Sul e Sudeste do País.

A catarinense Cadence é uma das mais animadas com as baixas temperaturas esperadas para os próximos meses. A marca aposta em um aumento de 50% nos seus negócios contabilizados entre os meses de março e junho de 2014. As linhas de aquecedores e as de chaleiras elétricas estão entre os itens mais pedidos pelo varejo.

"Em 2013 nós tivemos um ano atípico, com um inverno tardio. Isso levou o varejo a segurar seus pedidos, e consequentemente afetou a indústria", disse ao DCI o diretor comercial da Cadence, Dirceu Brugalli. "Mas, neste ano, já notamos temperaturas bem mais baixas em maio, o que aqueceu a procura do varejo".

Para atender a essa demanda, a companhia optou por ampliar o volume dos produtos sazonais disponibilizados no mercado. "O nosso volume deve ter crescido entre 35% e 38% na comparação com o mesmo período do ano passado", afirma Brugalli.

De acordo com o executivo, até o momento as vendas ocorrem conforme planejado. "Queremos atingir a meta inicial de 50% de crescimento durante o período. Já alcançamos os 45%", ressalta o diretor comercial da Cadence.

A maioria dos pedidos vem da região Sul do Brasil, já conhecida pelas baixas temperaturas nesta época do ano. "O Sudeste aparece em seguida devido a alta procura por esses itens em estados como São Paulo e Minas Gerais", conta.

Apesar da fábrica própria em Navegantes (SC), os principais produtos comercializados pela companhia nesta estação do ano, como as chaleiras elétricas, foram todos importados da China.

Outra catarinense que acredita em bons resultados é a Wanke. A marca, com sede em Indaial (SC), projeta um crescimento de 25% nas vendas neste período do ano. A procura do varejo recai sobre as centrífugas e as secadoras feitas pela fabricante brasileira.

Para alcançar a meta inicial, a companhia elevou em 36,3% sua produção destinada ao período. "Cerca de 130 mil peças, entre centrífugas e secadoras, saíram da fábrica para o mercado no ano passado. Em 2014, serão 180 mil peças", afirma o vice-presidente da empresa, Rogério Erhat.

De acordo com o executivo, as vendas da Wanke estão dentro do planejado para este período. "Na primeira semana deste mês, os pedidos realizados pelo varejo deram um grande salto. Nós já atingimos 40% da meta inicial", confirma o executivo da Wanke.

Cenário

Além do aumento registrado até agora na produção e nas vendas, as duas empresas catarinenses também praticaram um reajuste nos preços dos seus produtos em 2014. O encarecimento de alguns insumos como o aço e o plástico, e o aumento das despesas com a logística motivaram a mudança.

"Fizemos um repasse pontual. O maior chegou a 5%", enfatiza o diretor comercial da Cadence, Dirceu Brugalli. Já na Wanke, os custos de produção subiram 7%, de acordo com o vice-presidente da companhia. Rogério Erhat.

No primeiro trimestre de 2014, a produção de eletrodomésticos cresceu 23,7%. Porém, enquanto a linha marrom cresceu 51,6%, a branca caiu 2,1% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, levantamento da consultoria GfK aponta que o valor movimentado pelo setor de eletrodomésticos no acumulado dos três primeiros meses deste ano avançou cerca de 7,1% ante 2013, somando R$ 6,28 bilhões.

A categoria de eletroportáteis também registrou um avanço de 51,2%, atingindo R$ 2,48 bilhões. Segundo a GfK, a alta no preço médio dos principais segmentos de linha branca, combinado ao aumento na demanda por itens com maior valor agregado está incrementando as vendas.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>