Geral
09/06/2014 12:49 - Cooperativas de Minas são selecionadas para vender seus produtos durante a Copa
Em campo, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo disputam os holofotes para ver quem mais se exibe na Copa do Mundo. Fora dele, café, cachaça, pequi, biscoito de polvilho e até castanha baru buscam espaço ao sol para comprovar quem é o craque além das quatro linhas. De olho nas oportunidades geradas pelo evento esportivo, uma ação conjunta de quatro ministérios do governo federal busca promover produtos orgânicos e tradicionais da agricultura familiar brasileira para os turistas do país e estrangeiros.
Intitulado Brasil Orgânico e Sustentável, o projeto estabelece a criação de quiosques para exibir uma gama de produtos tipicamente brasileiros em 10 das cidades-sede. No Rio de Janeiro, por exemplo, a unidade será instalada em Copacabana; enquanto em Brasília ficará no Museu da República. Belo Horizonte e Cuiabá, no entanto, não terão quiosques devido a problemas burocráticos para a liberação de espaços. Ao todo, 60 associações e cooperativas foram selecionadas em todo o país para expor produtos durante o período do evento, sendo seis delas mineiras.
O foco da campanha é incentivar o consumo interno de produtos sustentáveis no país, apresentando no Nordeste produtos do Sul; no Sudeste, produtos da Amazônia, segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e coordenador-geral do programa, Arnoldo de Campos. A partir da divulgação dos produtos, a ideia é que bares, hotéis e lojas de conveniência possam firmar parcerias com as cooperativas. “A Copa do Mundo é um vetor, mas a proposta é manter o projeto para as Olimpíadas”, afirma.
Segundo Campos, a estratégia é sensibilizar os consumidores a aumentar a demanda por produtos orgânicos e sustentáveis, cuja produção é baseada nos princípios de sustentabilidade, comércio justo e alimentação saudável. As empresas que aderirem ao consumo desses produtos terão incentivos promocionais. As marcas serão vinculadas à campanha, permitindo, assim, informar ao seu público suas ações de sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.
Negócios adocicados
Direto de Belmiro Braga, na Zona da Mata, doces de banana, de leite e mamão, de casca de laranja, goiabada e outros quitutes, como bolos e biscoitos, seguirão para Recife (PE). As delícias mineiras são produzidas artesanalmente por cerca de 30 famílias, que, juntas, formam a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesãos de Belmiro Braga. Para a exposição nos quiosques, eles customizaram as embalagens, segundo Roberta Linkevieius. Ela diz que os pacotes foram feitos com 100 gramas, sendo o normal 200 gramas. “A ideia, mais que vender os produtos, é poder divulgar a associação”, afirma.
Por outro lado, inicialmente estava previsto para a cooperativa levar plantas aromáticas e medicinais para o quiosque. Mas, devido às dificuldades de consumo dos produtos, a associação analisa maneiras de facilitar a produção dos chás. Criada em 2012, além das doceiras, essa associação conta também com agricultores e artesãos. O próximo passo é expandir a produção para Torrões, distrito de Juiz de Fora, tornando-a regional.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria