Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/06/2014 12:29 - Boas vendas para TVs e bebidas

A Copa do Mundo salvou pelo menos dois segmentos das perdas generalizadas verificadas pela indústria nos últimos meses. A expectativa pelo mundial de futebol aumentou a fabricação de televisões e bebidas, num momento em que a produção industrial nacional amarga uma retração de 5,8% apenas em abril, em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada ontem pelo IBGE.

 

- O evento em si justificaria a maior produção em função da expectativa de consumo um pouco maior nesse período - explicou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

 

Os eletrodomésticos da linha marrom, que incluem os aparelhos de televisão, registraram aumento de 20,9% na produção em abril, em relação ao mesmo mês de 2013. Foi o único destaque positivo na categoria de bens duráveis, que teve recuo de 12% no mesmo período.

 

- Aqui, nitidamente a alta da linha marrom é puxada pela produção de TVs. O fator Copa do Mundo é preponderante para explicar essa expansão. Não tem como dissociar uma coisa da outra - disse Macedo.

Fabricação de bebidas teve alta de 2,5%

No caso de bens de consumo semi e não duráveis, que tiveram retração de 3,9% em abril ante abril do ano passado, a fabricação de bebidas teve aumento de 2,5%.

 

- Cerveja, chope e refrigerantes estão impulsionando o resultado, o que tem relação com o evento. É um setor que vinha com comportamento predominantemente negativo, com impostos encarecendo o bem final. Então o setor trabalha mais com a expectativa de um aumento na demanda por conta do evento do que propriamente um aumento do consumo - declarou o gerente da pesquisa.

 

No ano, o aumento na produção de bebidas alcoólicas foi de 3,6%, enquanto a fabricação de não alcoólicos se expandiu apenas 0,3%.

 

- Ou seja, claramente aqui, são a cerveja e o chope que estão com maior pressão - disse Macedo.

 

Já o grupamento de eletrodomésticos da linha marrom, encabeçado pelos aparelhos de televisão (que respondem por 70% do grupo), teve um salto na produção de 42,7% de janeiro a abril deste ano.

 

- É muito mais a expectativa que se tem de um consumo maior que fez com que a indústria investisse numa produção para atender a essa demanda maior - reforçou o gerente.

 


Veículo: Diário Catarinense

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>