Geral
06/05/2014 12:47 - Campanha apresentará produtos orgânicos e sustentáveis na Apas 2014
Entre iguarias como doces de umbu e de banana com maracujá, a cartela de produtos que a campanha Brasil Orgânico e Sustentável apresentará no 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados (Apas 2014) contempla mais de uma dúzia de itens. O evento, considerado o maior do setor, ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, até a próxima quinta-feira (8).
No estande de 100m² haverá exposição e degustação dos produtos, além da promoção de vendas diretas entre empresários atacadistas e os seis empreendimentos familiares selecionados pelo Brasil Orgânico e Sustentável. Com um público estimado em 70 mil visitantes, a feira é uma oportunidade de mostrar a variedade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e da produção orgânica, e sua relação sustentável com o meio ambiente.
Os produtos selecionados para o estande são de associações e cooperativas da Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, representam o trabalho de mais de quatro mil famílias. Os itens possuem pelo menos um dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo e Identificação Geográfica.
A expectativa é de que a feira promovida e organizada pela Associação Paulista de Supermercados reúna mais de 500 expositores nacionais e internacionais. Paralelamente, também acontecerá o Congresso de Gestão em Supermercados com mais de 35 palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais.
Brasil Orgânico e Sustentável
O Brasil Orgânico e Sustentável é iniciativa do governo federal e tem como objetivo chamar a atenção de consumidores e empresários atacadistas para a variedade de sabores e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e mostrar as vantagens dos produtos orgânicos para a vida das pessoas e do planeta. Assim, a campanha visa aumentar a demanda desse tipo de produção, estimulando sua comercialização, gerando renda e inclusão produtiva.
Este ano, a principal ação da campanha será durante a Copa de 2014, quando, entre os dias 11 e 27 de junho, 60 empreendimentos irão comercializar os produtos em quiosques localizados em 10 das 12 cidades sedes do Mundial: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Também serão distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa Brasil Voluntário, do Governo Federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanche, com castanhas, mel, suco orgânico, biscoitos integrais, sequilhos e barras de cereal, feitas com castanha de baru.
As ações do Brasil Orgânico e Sustentável na Copa de 2014 são realizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).
Empreendimentos e produtos da agricultura familiar na APAS 2014
- Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc) – Bahia: doce e compota de umbu, doce de banana e maracujá e kit de doce de umbu orgânico
- Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) – Minas Gerais: café
- Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) – Goiás: biscoito de baru e baru torrado
- Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol) – São Paulo: suco de laranja
- Cooperativa dos Agricultores Familiares do Rio Fortuna e de toda Santa Catarina (Cooperfamília) – Santa Catarina: conservas vegetais, suco de uva, farinhas, feijão, açúcar mascavo e doce de abóbora
- Grasponi Vinhos Finos – Rio Grande do Sul: vinho tinto.
Veículo: Portal Brasil.gov
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria