Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/04/2014 11:58 - Fidelidade amplia faixas de renda

Com a ascensão das classes emergentes ao mundo do consumo, as principais instituições financeiras remodelaram nos últimos anos seus programas de fidelidade e hoje oferecem um portfólio mais diversificado de cartões e sistemas de pontos.

Hoje, os programas de acúmulo de pontos oferecem opções de recompensas que vão desde as tradicionais milhagens das companhias aéreas até itens de menor valor agregado, como produtos de beleza e de cama, mesa e banho. Por sua vez, o consumidor percebe as vantagens e busca resgatar seus prêmios dentro dos prazos, sem o risco de que os pontos acumulados se expirem. Segundo estudo da Abecs, em 2013 foram resgatados R$ 2,4 bilhões em recompensas; no ano anterior, foram R$ 2,1 bilhões.

De um modo geral, os programas de fidelidade seguem uma mesma lógica: os cartões voltados para o público de menor renda (até dez salários mínimos) possuem anuidades mais baratas e sistema de pontuação na base de um ponto por US$ 1 gasto no cartão.

Os cartões dirigidos ao público de alta renda concedem até 2 pontos a cada dólar consumido, mas possuem anuidades mais altas. "O cartão de fidelidade é positivo para o banco por concentrar as contas e os gastos na instituição. Porém, o cliente precisa ficar atento ao valor da anuidade e às regras do cartão, para saber quais são as recompensas e evitar que os pontos expirem", afirma Orlando Assunção Fernandes, professor de Economia da ESPM.

"Criou-se uma imagem que programa de fidelidade é voltado para obter passagens aéreas. Em razão disso, enfatizamos a comunicação com os clientes e oferecemos várias plataformas distintas de fidelidade, conforme o perfil do cliente", afirma Marcio Parizotto, diretor da Bradesco Cartões. São cerca de 30 cartões que podem se encaixar de acordo com a renda do cliente. Aos de alta renda estão destinados cartões que permitem acesso aos programas de milhagem das companhias aéreas, troca por passagens e centenas de opções de prêmios. Há ainda o programa Bônus Clube, voltado para a média renda, no qual os itens são resgatados após 90 dias.

Para atrair os clientes de média renda, o Banco do Brasil firmou há três anos parceria com a Dotz, empresa especializada na administração de prêmios e promoções. Os clientes dos cartões Ourocard automaticamente são incluídos no programa Ponto Para Você, que aceita gastos tanto para cartão de crédito como débito. Segundo Raul Moreira, diretor de cartões do BB, o programa tem cerca de 12 milhões de clientes com nível de resgate em torno de 50%.

Com cerca de 15,7 milhões de clientes, o programa Super Bonus Santander possui oito ofertas distintas de acordo com a faixa de renda. Segundo Cassius Schymura, diretor de cartões, o maior desafio é despertar a percepção do cliente de média renda para o resgate das recompensas. "Ao usar o programa, o cliente fica engajado com a instituição".

Sem revelar números, o Itaú Unibanco disponibiliza o programa Sempre Presente, que se integra ao pacote de benefícios que a instituição oferece aos clientes. Segundo Marcos Magalhães, diretor de cartões, a estratégia é ofertar descontos e condições de compra diferenciados por meio de parcerias com varejistas e com empresas, como a TAM e a rede Ipiranga.

 

Veículo: Jornal Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>