Geral
23/04/2014 08:58 - Comerciantes apostam em apelo emocional
A segunda melhor data para o comércio varejista têm em seu favor o apelo emocional. Segundo revelou a pesquisa de expectativa da Fecomércio Minas para o Dia das Mães, este será o principal fator de estímulo aos consumidores, na opinião de 65% dos comerciantes de Belo Horizonte. Outros 27% apostam na diversificação do estoque; 8,9% na redução de preços e 5,3% na confiança do consumidor na manutenção dos empregos.
Diante dessas possibilidades, pontuou o economista da Fecomércio Minas, Gabriel de Andrade Ivo, a maior parte dos lojistas (28,8%) destacou a importância de investir na visibilidade dos produtos (vitrine), outros 22,3% confiam na diversificação do mix, e 17,4% em promoções. Uma parcela menor (8,8%) acredita em ações de mídia, e outros 8,8%, na capacitação de funcionários. "Essas medidas tem como objetivo reforçar o apelo emocional da data, com compras estimuladas pelas novidades, com boa vitrine e bom atendimento", explica Ivo.
Preços - Em contrapartida, a queda no poder de compras é apontada como o grande desafio para o lojista. Para 52,3% dos comerciantes, o endividamento é o principal inibidor do consumo. Para outros 24,2%, o maior fator é o aumento dos preços dos produtos, enquanto para 19,6% a maior dificuldade será enfrentar uma concorrência acirrada. Somente 2,3% atribuíram à Copa do Mundo alguma possibilidade de retração das vendas, enquanto 1,5% considera negativo o aumento dos juros.
Nste ano, o tíquete médio deve variar, na maior parte, entre R$ 50 e R$ 200,00. Para 24,4% dos lojistas, ficará entre R$ 70,00 e R$ 100,00, enquanto outros 20,7% apostam na faixa de R$ 100,00 a R$ 200,00; e 19,7%, em compras com valores entre R$ 50,00 e R$ 70,00. "Ficará na mesma média ou um pouco abaixo do valor do ano passado, que variou entre R$ 100,00 e R$ 150,00", informou.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria