Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/04/2014 12:16 - Nestlé tem avanço em emergentes

A Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, divulgou ontem as vendas do primeiro trimestre e os números oferecem algumas lições sobre a economia mundial. Primeiro, os relatos sobre a morte dos mercados emergentes são bastante exagerados. Segundo, aumenta a possibilidade de guerras cambiais, à medida que todas as grandes economias do mundo veem as moedas mais fracas como uma maneira de aumentar as exportações e o crescimento.

Em termos mundiais, as vendas da Nestlé cresceram 4,2% nos primeiros três meses do ano, excluindo os efeitos cambiais, o pior desempenho da companhia desde 2009, embora dentro do previsto pelos analistas. Para os países emergentes da Ásia, Oceania e África o crescimento foi de 7,3% [o relatório de resultados apresenta expansão de 8,5% para os mercados emergentes como um todo].

A melhora está bem perto do crescimento de 7,4% que a Nestlé obteve no acumulado de 2013 nos emergentes. Isso deveria animar aqueles que temem uma desaceleração no ritmo de crescimento de dois dígitos do PIB que ajudou muitos mercados emergentes a conduzir a economia após a crise financeira. O fato de a China ter projetado uma desaceleração para algo perto de 7% ou 8%, em vez da média de 9% apurada desde a metade de 1999, não significa um desastre econômico iminente.

A título de comparação, as vendas cresceram 4,6%, nas Américas, o maior mercado da Nestlé. Isto sugere que a maior economia do mundo está em boa forma. O outro lado, porém, é a Europa, onde o crescimento foi de apenas 0,3%.

Os analistas de ações da RBC Capital Markets em Londres avaliam que o momento ideal para vender produtos de marca é quando a renda per capita dos potenciais consumidores de um país sobe para algo entre US$ 5 mil e US$ 15 mil por ano. Combinando esta tese com previsões de crescimento populacional, os analistas constatam que quatro mercados - Índia, China, Indonésia e Nigéria - apresentam o maior potencial de se tornarem consumidores maiores nos próximos anos.

Com apenas 2% das vendas realizadas na Suíça, a Nestlé tem uma maior sensibilidade às flutuações cambiais. Ela cita a valorização do franco suíço como responsável por reduzir a receita reportada em 8,6% [no final, a receita total caiu 5,1%]. Com o desenrolar de 2014, espere ouvir muitos resmungos sobre o câmbio, com as companhias competindo para ver quem lamenta mais.

"O que provavelmente precisamos é de uma queda do franco suíço e uma queda do euro em comparação ao dólar", disse o presidente do banco central suíço Thomas Jordan há poucos dias. O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse em abril que "o fortalecimento do câmbio exige mais estímulos monetários".

No último ano, o euro passou de US$ 1,30 para US$ 1,38; o franco suíço também teve valorização em relação ao dólar. Enquanto isso, um iene mais fraco é o plano do governo do Japão. Mas o iene é hoje negociado a 102 ienes por dólar, ante 97 ienes por dólar há um ano.

A verdade é que nenhuma nação quer uma moeda mais forte. Da mesma maneira que você não pode mixar o disco de heavy metal perfeito fazendo tudo mais barulhento, a lógica determina que nem todo país pode ter uma moeda mais fraca que a dos outros.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>