Geral
11/04/2014 08:17 - Consumidor está mais cauteloso, revela pesquisa
Mais da metade (53,2%) dos paulistanos entrevistados para a pesquisa trimestral de sondagem na intenção de compra do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), manifestaram o desejo de adquirir bens duráveis no período de abril a junho deste ano. Esse universo é superior ao apurado no primeiro trimestre (49,6%), mas indica uma queda de 6 pontos percentuais em comparação a igual período do ano passado (59,2%).
Na série histórica iniciada em 1999, esse foi o menor percentual em um segundo trimestre desde 2004, quando 45,1% dos consumidores consultados na cidade de São Paulo tinham declarado a intenção de compra. A enquete é feita com 500 consumidores que informam tanto o valor que acreditam que devam gastar quanto o tipo de produto desejam adquirir nos seguintes setores: eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca, vestuário e calçados, automóveis e motos, imóveis, eletroportáteis e viagens e turismo. Também é perguntado sobre a utilização de crédito.
O segmento mais apontado foi o de vestuário e calçados (21%), seguido pelo de telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). Em quarta colocação está o setor de eletroeletrônicos (9%), que inclui os televisores - um bem de consumo que sempre tem maior atratividade em ano de eventos como o da Copa do Mundo.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/FIA, o resultado é “preocupante”: além da Copa do Mundo, o segundo trimestre tem datas expressivas para o comércio como o Dia das Mães e Dia dos Namorados.
A intenção de compras por meio da internet também revela maior cautela passou de 88,3%, no primeiro trimestre para 85,3%, porém excede o total encontrado no mesmo período de 2013 (76,5%).
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria