Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/03/2014 07:53 - Cartão de crédito "reina" no varejo de BH

Tendência é que o uso fique nesse patamar de vendas a prazo, da ordem de 80%, oferecendo segurança ao lojista

A estabilidade monetária, o avanço tecnológico e a ampliação do acesso ao crédito, principalmente nos últimos dois anos, mudaram definitivamente o perfil dos consumidores belo-horizontinos. A tendência é que a maioria parcele os pagamentos, variando entre três e cinco vezes, e usando preferencialmente o meio eletrônico. Das operações a prazo, o cartão de crédito deve alcançar uma participação da ordem de 80%, reduzindo o risco de inadimplência para o comerciante.

O Balanço do Crédito do Comércio Varejista realizado pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), referente a fevereiro, apurou que 65% das compras foram feitas a prazo, ficando apenas 35% à vista, via cartão de débito, dinheiro e cheque.

Das operações a prazo, 90% foram realizadas por meio de pagamentos eletrônicos, sendo 84% com cartão de crédito e os outros 6% com cartão da própria loja. Confirmando uma tendência, somente 7% das compras parceladas foram feitas com cheque e 2% com boleto.

Em fevereiro de 2012, o cheque representava 19% das vendas a prazo, enquanto o cartão de crédito correspondia a 71%, o cartão de crédito próprio a 4%; e o boleto, a 7%. Dez anos depois, em fevereiro de 2013, o uso de cheque para compras parceladas caiu para 10%, o do cartão de crédito subiu para 82%, o do cartão de crédito próprio se manteve em 4%, enquanto o do boleto caiu para 7%.

"A tendência é que o uso do cartão de crédito fique nesse patamar de vendas a prazo, da ordem de 80%, oferecendo mais segurança ao empresário do que um cheque pré-datado", indica a estatística da Fecomércio Luana Oliveira, lembrando que cerca de 87% dos empresários recusam cheques como meio de evitar a inadimplência.

Parcelamento - Das compras realizadas com cartão de crédito, a maior parte (22,6%) foi feita em quatro vezes. O parcelamento em três vezes foi a opção de 20,1% dos consumidores, enquanto outros 15,3% dividiram até cinco vezes. Luana observa que o parcelamento sem juros pode ser feito até cinco e que, a partir daí, a compra pode não ser tão vantajosa para os consumidores.

A mudança de comportamento pode ser percebida não apenas na comparação com os meses de fevereiro de 2013 e de 2012, mas também na variação mensal. Em janeiro, os cheques respondiam por 10% das vendas a prazo, caindo para 7% em fevereiro. O uso do cartão de crédito passou de 82% para 84% no período, o cartão de crédito próprio passou de 5% para 6% e o boleto caiu de 3% para 2%.

Para Luana, além do conforto para o consumidor, a tendência de uso do cartão de crédito é uma boa notícia para o lojista, principalmente porque, em caso de inadimplência, a responsabilidade será da operadora. Em fevereiro, 87% dos lojistas disseram que recusam cheques como meio de evitar a inadimplência. Outros 10% fazem cadastro, 1% aceita pré-datado com prazo menor e 1% prioriza o uso do cartão de crédito.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>