Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/03/2014 12:33 - Santa Amália amplia produção e lança produtos

Empresa vai investir pesado em propaganda e marketing ao longo do ano, com aportes somam R$ 40 milhões

Pouco mais de um ano após ser comprada pela peruana Alicorp, a mineira Santa Amália Alimentos, com planta em Machado, no Sul de Minas, dá início ao seu plano de expansão. A empresa, que ampliou em 30% sua capacidade produtiva no segmento de massas com a construção de mais uma linha de produção, está lançando novos produtos e vai investir pesado em propaganda e marketing ao longo do ano. Os aportes somam R$ 40 milhões. O objetivo é ampliar o market share no segmento de massas em Minas Gerais de 42,5% para 50% em três anos. Para 2014, a meta da empresa é crescer acima de dois dígitos tanto em volume de venda quanto em faturamento.

As informações são do gerente de Marketing da Santa Amália, Felipe Abramides. Ele afirma que a empresa está com um plano robusto de crescimento que envolve, principalmente, ações de propaganda e marketing. No próximo fim de semana, a empresa lança sua campanha publicitária em TV aberta da linha Speciale, que inclui massas que não necessitam de óleo e azeite na preparação. A atriz mineira Débora Falabella estrela os vídeos. A linha foi lançada nesta semana e é a aposta da empresa para este ano. Além das campanhas em televisão e mídia impressa, a Santa Amália vai desenvolver outras ações de marketing.

"Nós vamos fazer o envelopamento das gôndolas dos supermercados e também vamos ter uma ação no estacionamento das grandes redes que será a nossa cozinha itinerante.  um caminhão que tem uma cozinha no baú e viajará por toda Minas Gerais com um chef a bordo que vai oferecer degustação dos nossos produtos para os clientes. A linha Speciale não precisa de óleo ou azeite no preparo, mas nós precisamos provar isso para o consumidor, que está acostumado com esse modo de preparar. Também teremos um novo site e ações nas mídias sociais. Assim, pretendemos chamar a atenção do cliente dentro da loja, no estacionamento e também dentro de casa com a campanha de TV e as ações na internet", diz.

Abramides destaca que a nova linha de produtos traz uma inovação de conceito, já que muda a forma como donas de casa e até chefs de cozinha preparam as massas. As campanhas serão voltadas para esse novo conceito. Ele conta que o produto foi desenvolvido a partir de pesquisa realizada dentro da casa dos clientes. "Nós perguntamos a várias donas de casa se elas usavam óleo ou azeite no preparo das massas e elas nos disseram que sim, mas gostariam de não usar. Então nós desenvolvemos um produto que ficasse soltinho sem a necessidade do óleo ou do azeite e demos para elas testarem. Foram vários protótipos até chegar ao resultado final", lembra.

Cereais - Em junho, a Santa Amália vai lançar mais uma linha de produtos. Dessa vez, ela vai englobar cereais matinais, segmento que a empresa ainda não atua. Além de massas, ela tem mais 30 categorias de produtos, como achocolatados, misturas prontas, refresco em pó, azeites e vinagres, condimentos, extratos e molhos, sopas e cremes, temperos, entre outros. As massas, no entanto, ainda são o carro chefe e a empresa acredita que pode crescer nesse segmento. Atualmente, ela tem 42,5% do mercado mineiro e produz 100 mil toneladas/ano.

"Acreditamos que o consumo de massa no Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento. Nossa meta é, dentro de três anos, ter 50% do mercado de Minas Gerais nesse segmento", afirma Abramides. Para suportar esse crescimento, a Santa Amália acaba de ampliar a capacidade produtiva de sua fábrica em 30%. Ele explica que a planta já estava operando próximo de 100% da capacidade no segmento de massas e que essa nova linha foi construída para produção de massas de corte fino, como o spaghetti.

Para 2014, a perspectiva da empresa é crescer acima de dois dígitos tanto em volume de produção (100 mil toneladas/ano) quanto em faturamento, que no ano passado girou em torno de R$ 500 milhões. Todas as ações já citadas, que somam investimentos de R$ 40 milhões para o atual exercício, têm esse objetivo. Atualmente, a Santa Amália gera, na fábrica de Machado, cerca de 1,4 mil empregos diretos. Se somados os demais funcionários e os colaboradores indiretos esse número chega a 2 mil pessoas.


Atuação - Além da planta, a empresa tem possui sete filiais nos municípios de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH), Uberlândia (Triângulo), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte), Atibaia (SP), Duque de Caxias (RJ) e Serra (ES); além de representação nos estados da Bahia, Tocantins, Rondônia, Pará e Sergipe, através de distribuidores parceiros. A empresa já tem inserção no mercado internacional com presença consolidada em países da África, África, Ásia, Europa e América Latina.

Em fevereiro de 2013, o Pastifício Santa Amália foi adquirido pelo grupo peruano Alicorp por R$ 190 milhões. A companhia é uma gigante em bens de consumo na Região Andina, que possui operações em seis países da América Latina (Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Brasil e Peru) e exporta para mais de 23 países. Sua sede principal está localizada no Peru, com 16 plantas de produção.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>