Geral
27/02/2014 08:00 - Produção de embalagens cresceu 1,41% em 2013, diz entidade do setor
A produção de embalagens da indústria brasileira cresceu 1,41% em 2013, na comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) encomendada pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre). O montante reverte a queda de 1,56% apurada em 2012, mas reforça a tendência de fraco crescimento registrada pelo setor nos últimos anos. Entre 2009 e 2013, a expansão média da indústria de embalagens ficou em 1,53%.
Para 2014, o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, previu ontem alta de 1,5%, em linha com o resultado médio dos últimos anos. "O setor continua crescendo, mas em um ritmo menos acelerado do que nos últimos anos. A indústria de embalagem funciona como um termômetro da economia e devemos ficar atentos aos sinais que ela apresenta", destacou em nota o presidente da Abre, Maurício Groke.
O levantamento da FGV/Abre mostra que o crescimento da produção em 2013 foi pautado principalmente pela alta de 2,66% apurada no acumulado dos primeiros seis meses. No segundo semestre do ano passado, o indicador cresceu apenas 0,24%, pressionado negativamente por uma retração de 0,8% no quarto trimestre.
Setores - Quando considerada a produção por segmento, nova discrepância. As indústrias de vidro e de embalagens metálicas cresceram 9,31% e 7,57%, respectivamente, na comparação com 2012. Os dois principais segmentos da indústria de embalagens, papel, papelão e cartão, e plástico, por outro lado, fecharam 2013 em queda. A produção do primeiro grupo caiu 1,03% em relação ao ano anterior Já a indústria amargou queda de 2,03%. A indústria de madeira, a menos expressiva, teve retração de 17,06% em relação a 2012.
O levantamento divulgado ontem revela que a receita líquida de vendas do setor totalizou R$ 51,764 bilhões em 2013, uma expansão de 10,7% em relação ao ano anterior. A taxa de utilização fechou 2013 em 86,6%, abaixo da marca de 87,5% apurada no ano anterior.
A exportação brasileira da indústria de embalagens alcançou US$ 492,8 milhões em 2013, montante 1,1% inferior ao registrado no ano anterior. As importações, por outro lado, cresceram 7,05% e totalizaram US$ 913,6 milhões, elevando assim o déficit comercial do setor para mais de US$ 400 milhões.
Perspectivas - Levantamento feito pela FGV em janeiro com mais de cem empresários do setor plástico aponta que os fabricantes de embalagens estão menos otimistas em relação à demanda neste início de ano. Como conseqüência, eles acreditam que os estoques estejam em níveis elevados para atender a demanda projetada no curtíssimo prazo.
Diante de um cenário menos otimista, os executivos do setor não demonstram intenção de aumentar a compra de insumos. Já em relação ao número de empregos, por outro lado, a sinalização é de retração nas vagas oferecidas.
Mas, quando considerado um ambiente mais adiante, os executivos demonstram mais otimismo. Na análise de perspectiva de negócios dentro dos próximos seis meses, o levantamento da FGV aponta uma perspectiva positiva, com uma visão mais animadora do que a detectada no final de 2013.
Importante destacar que o ano de 2014, principalmente o segundo e o terceiro trimestres, será marcado por dois eventos importantes para o consumo de embalagens: Copa do Mundo e eleições. justamente nesse período, segundo a FGV, que a produção do setor deve se acelerar, após um primeiro trimestre mais fraco.
As projeções do coordenador da FGV sugerem que o indicador de produção de embalagens cresça 2,1% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2013, após uma expansão de apenas 0,9% nos três primeiros meses do ano. No terceiro trimestre, a produção deve crescer 1,2%, sendo seguida por uma alta de 1,8% no quarto trimestre.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria