Geral
26/02/2014 11:52 - Estratégia para alavancar área de vendas mira em promoções
Diante do aumento recorrente dos preços da publicidade no mercado brasileiro, além da queda na fidelização dos clientes, os varejistas, principalmente os de pequeno e médio porte, têm investido cada vez mais em promoções nos seus pontos de venda. A ação parece ser atraente no que diz respeito a tentar atrair os consumidores para que frequentem as lojas. O que se torna, em tempos de alto custo das campanhas de mídia, receita para crescer no faturamento e girar o estoque.
A tendência é um dos assuntos analisados por especialistas no mercado interno. Outra aposta é valorizar o momento em que o cliente está dentro da loja e aplicar, ali, ações de marketing que lhe permita experiências relacionadas ao conceito da marca. A afirmação é de Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business - Consultoria & Educação Corporativa.
Outro ponto-chave para incrementar as vendas envolve trabalhar "big dates", ou seja, eventos como o Black Friday ou campanhas com o enfoque "torra-tudo", com promoções e lançamento de novos produtos alinhados aos valores de determinada empresa.
Lealdade em queda
Conseguir mais clientes durante as promoções é imprescindível na atual conjuntura, repleta de múltiplas opções de lojas e uma natural queda na lealdade da clientela. O cenário aumenta a importância do ponto de venda, responsável por chamar a atenção do cliente. O novo mercado apresentou perspectivas ao consumidor e pede que os comerciantes apresentem em suas vitrines os diferenciais de sua marca. Aos franqueados e franqueadores, Adir Ribeiro menciona: "não se pergunta o que fazer para crescer, mas como fazer".
Com palavras-chave como hospitalidade e visibilidade, Ribeiro alerta para "o calor" que só se vive nas lojas. "É necessário que se crie um espaço de aproximação entre marca e consumidor", defende Ribeiro.
Mobile
Oferecida a experiência na loja, o próximo passo é estar presente em diversos momentos na vida do consumidor, via tecnologia mobile (smartphones e tablets). Analistas do varejo afirmam que plataforma está integrada à vida da população. "Não é só um canal de venda, é força, 24 horas, sete dias por semana."
É interessante perceber que, mesmo na incessante busca por adaptações à tecnologia, é possível a aproximação entre instrumentos e pessoas. A Avon, gigante no setor de cosméticos em todo o mundo e um destaque no Brasil, conseguiu integrar aparatos tecnológicos a pessoas: o mobile da Avon mostra ao usuário onde estão as consultoras mais próximas. Mesmo o exemplo sendo referente a uma empresa que porta de capital suficiente para desenvolver tecnologias, o caso ilustra o que pode ser elaborado. Uma alternativa citada por Adir Ribeiro é a parceria de lucro e crédito nas vendas entre empresas de e-commerce e lojas físicas. Tal parceria é motivada porque o público consumidor invariavelmente vai a uma loja física e depois efetiva a compra do mesmo produto via plataforma on-line.
Quem não desenvolver um balanço entre tecnologia e pessoa poderá sofrer reduções determinantes de seus mercados. Essa é a atual conjuntura observada por Juarez Leão, CCO do Grupo Scalina. O empresário afirma que há espaço para grandes e pequenos varejistas, e isso não isenta todos os comerciantes de estarem atentos à tendência multicanal e, caso não seja possível adquirir essa plataforma, criar alternativas a ela. Os modelos tradicionais ficarão para trás, inclusive no faturamento. O empresário acredita que é necessário abrir mão de algumas verdades, vez ou outra, e perceber que há empreendedores desenvolvendo operações que até pouco tempo eram inimagináveis.
Ainda na perspectiva da tecnologia, porta-vozes associados a Associação Brasileira de Franchising (ABF) mencionam pesquisa em que 81% dos consumidores entrevistados preferem frete grátis, contra 31% que apreciam mais quando a entrega é efetivada no mesmo dia. Esses números, entretanto, vão contra o posicionamento dos porta-vozes do e-commerce, que repudiam a não cobrança do frete, na medida em que consideram as condições de logística (entrega) no Brasil.
Há uma nova tendência na relação indústria-comércio, seja por meio de parcerias diretas ou indústrias que chegam diretamente ao consumidor final, como é o caso da Taeq na rede supermercadista Pão de Açúcar ou o Sentir Bem, na rede Walmart.
Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, alerta os varejista sobre a atual política econômica brasileira, que não deverá sofrer alterações até o final do ano. A alta da inflação resulta no aumento de juros. Isto posto, o poder de consumo fica limitado e nota-se desânimo nos potenciais novos e pequenos e médios empresários, que em geral precisam de um financiamento para darem pontapé em seus negócios.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria